Formação Alfabetização com Boquinhas em Santa Terezinha de Itaipu
Formação Alfabetização com Boquinhas em Santa Terezinha de Itaipu
Nos dias **22 e 23 de setembro**, professores, gestores e estagiários da rede municipal de ensino de **Santa Terezinha de Itaipu** participaram da formação Alfabetização com Boquinhas, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). A capacitação teve como foco o aprimoramento das práticas pedagógicas no processo de alfabetização.
Método das Boquinhas
O curso apresentou o Método Fonovisuoarticulatório, conhecido como Método das Boquinhas, criado pela fonoaudióloga Renata Jardini. Essa metodologia integra estratégias fônicas (sons), visuais (letras) e articulatórias (movimentos da boca), facilitando a compreensão e o domínio da leitura e da escrita pelas crianças.
Adaptação a novos materiais didáticos
De acordo com a secretária de Educação, **Neide Corrente**, a formação também prepara os educadores para a adoção do novo material didático, que será implementado na rede municipal a partir do próximo ano letivo. A iniciativa representa um passo importante na melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Benefícios do método
- Efetivação da alfabetização até o final do 2º ano do Ensino Fundamental;
- Desenvolvimento de habilidades de leitura em estudantes com transtornos de aprendizagem;
- Apoio no processo de ensino para alunos com dificuldades do neurodesenvolvimento.
Com essa iniciativa, Santa Terezinha de Itaipu reforça seu compromisso em investir na formação docente e garantir melhores condições de aprendizado para os estudantes da rede municipal.
Leia também: Mais notícias sobre educação na região
Saiba mais sobre o Método das Boquinhas.
Com informações da Assessoria – Foto: divulgação