Fatos & Boatos: 02 de dezembro de 2024
Treinamento sobre NFP-e é realizado em Pato Bragado
A partir de 02 de janeiro de 2025, a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e), modelo 55, será obrigatória em formato digital. Para orientar os produtores de Pato Bragado, a Prefeitura, junto ao Senar e Sindicato Rural, realizou um treinamento teórico e prático. A engenheira agrônoma Wuldicléia Jacomo explicou a emissão e as exigências legais da NFP-e, visando evitar multas e otimizar os processos administrativos. O curso de oito horas contou com 15 vagas e também está disponível online.
Nomes Populares no Mundo Sugar
O estilo de vida Sugar é conhecido por seu luxo e sofisticação, mas um levantamento revelou que, entre os adeptos desse modelo de relacionamento, os nomes mais comuns não são tão exclusivos quanto se imagina. Dados da plataforma MeuPatrocínio, pioneira em relacionamentos Sugar na América Latina, destacaram os nomes mais frequentes entre Sugar Babies e Sugar Daddies.
Entre as Sugar Babies, que totalizam mais de 9 milhões de usuárias, os nomes mais recorrentes são Beatriz (11%), Larissa (8%), Luiza/Luisa (6%), Mariana (5%) e Juliana (4%). A maioria dessas mulheres está na faixa etária de 20 a 32 anos. Por outro lado, entre os 2 milhões de Sugar Daddies, os nomes mais populares são Ricardo (15%), Fernando (10%), Paulo (9%), Leonardo (6%) e Vinicius (5%), com predominância de homens entre 34 e 55 anos.
Segundo Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos da plataforma, embora o modelo Sugar seja frequentemente associado a exclusividade e sofisticação, ele funciona como qualquer outro relacionamento, com a diferença de priorizar transparência e alinhamento de expectativas. “É um acordo maduro onde ambas as partes se poupam de imaturidades”, explicou.
Apesar da associação a riquezas e luxo, Bittencourt enfatiza que nem todo Sugar Daddy é milionário. Ele é descrito como um homem bem-sucedido, disposto a proporcionar estabilidade financeira e experiências incríveis à sua parceira. Da mesma forma, a Sugar Baby é vista como uma mulher que se valoriza e busca ser tratada com respeito, amor e admiração.
Por fim, estar ou não na lista de nomes não faz diferença no estilo de vida Sugar. O mais importante é aproveitar as experiências únicas que ele proporciona, deixando o nome como apenas um detalhe curioso.
Sorteio da Campanha ACISTI Antecipado
A Associação Comercial e Empresarial de Santa Terezinha de Itaipu (ACISTI) anunciou a antecipação do sorteio da Etapa Natal da Campanha Show de Prêmios 2024. Inicialmente marcado para 5 de janeiro de 2025, o evento ocorrerá em 30 de dezembro de 2024, às 20h, em frente ao Paço Municipal.
A alteração foi necessária devido à realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO) no final do ano. Segundo a ACISTI, a nova data visa melhorar a organização das atividades e atender melhor os participantes da campanha.
A associação pediu ampla divulgação da mudança e reforçou seu compromisso com a transparência, estando à disposição para esclarecer dúvidas.
O sorteio encerrará a campanha com grandes prêmios, incluindo um Renault Kwid 0 km e vales-compras, e poderá ser acompanhado presencialmente ou por transmissão ao vivo nas redes sociais da ACISTI.
Espetáculo Energia de Natal em Missal
Missal receberá, no dia 16 de dezembro, o espetáculo itinerante “Energia de Natal” com a peça “Oficina do Sr. Manoel”, na Praça Eugênio Schneiders, às 20h. A apresentação, em parceria com Itaipu Binacional, será logo após as exibições dos alunos da Escola Novo Milênio. A peça conta a história de um ex-barrageiro de Itaipu, que, com sua neta, revela segredos e valores sobre amor e união familiar em um ambiente mágico e encantador. O evento é parte do programa Mais que Energia.
Encanto de Natal em STI: O que vi e o que pode melhorar
Na noite de ontem, estive na Praça do Paço Municipal para acompanhar o tradicional acendimento das luzes e também para conversar com algumas fontes sobre o evento. A busca por melhorias no evento a cada ano é uma das marcas do governo da prefeita Karla, e isso é digno de reconhecimento. Parabéns aos responsáveis pela organização, pois o evento estava bonito e bem decorado. No entanto, como nem tudo são flores, há pontos que merecem uma reflexão construtiva.
Primeiramente, o evento atrasou quase meia hora, e, apesar dos esforços de Nésio Boaroli e Jânia Nunes para animar o público, a impaciência de quem aguardava ficou evidente. A falta de pontualidade prejudicou a experiência de todos, e talvez um planejamento mais cuidadoso para evitar esse tipo de atraso seja algo a ser considerado no futuro.
Outro ponto que merece atenção foi a localização dos banheiros químicos. Embora finalmente tenham sido disponibilizados, esses banheiros foram colocados em uma área afastada da praça, do outro lado da Prefeitura. Quem não sabia da localização teve que contar com a compreensão dos comerciantes locais, que gentilmente cederam seus banheiros. Contudo, seria mais eficiente se esses banheiros estivessem em um local mais acessível, evitando transtornos aos participantes. Não estavam porque algum inteligente achou que isso estragaria as fotos do evento, segundo afirmou um CC.
Além disso, uma crítica recorrente entre os munícipes foi o comportamento de alguns cargos comissionados (CCs). Muitos ainda se mostram distantes da população, com atitudes que deixam a impressão de que se consideram “acima” dos outros. Como mencionou uma de minhas fontes, parece que alguns CCs ainda não perderam o “nariz empinado” e seguem com uma postura de exclusividade, dificultando o acesso direto da população à prefeita.
Outro aspecto que chamou atenção foi o som mecânico que tocava repetidamente a mesma música natalina antes do evento começar. A falta de variedade nas músicas, como se o pendrive tivesse pouca capacidade, deixou o ambiente um pouco monótono, algo facilmente resolvido com uma playlist mais variada.
A casinha do Papai Noel, colocada novamente ao lado do Paço Municipal, também causou desconforto, pois a frente dela foi transformada em um corredor, atrapalhando a circulação dos pedestres no espaço reduzido. Um melhor aproveitamento do espaço poderia ter evitado esse tumulto.
Por fim, a pipoca e o algodão doce estavam deliciosos e gratuitos, mas as filas para adquiri-los eram gigantescas, o que gerou um desconforto adicional.
No geral, o evento tem grande potencial, mas alguns ajustes pontuais poderiam contribuir para um melhor aproveitamento por parte da população, tornando o Natal ainda mais encantador para todos.
- Coluna sob responsabilidade do jornalista Gerson Cardoso, MTB 0008931/PR – contato: [email protected]