Escolas terão apoio para esporte paralímpico e olímpico 🏫🏅

Audiência Pública - Promoção, inclusão, visibilidade e valorização do atleta paraolímpico. Dep. Daniela Reinehr (PL - SC)

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou proposta que prevê apoio do governo federal a estados, ao Distrito Federal e a municípios que incentivem atividades ligadas aos jogos olímpicos e paralímpicos nas escolas. O apoio federal, pela proposta, deverá ser definido em regulamento do Poder Executivo.

Os programas a serem desenvolvidos pelos entes subnacionais devem ter como princípio:

  • a cooperatividade entre alunos;
  • a orientações sobre princípios do olimpismo e paralimpismo;
  • regras e prática de modalidades olímpicas e paralímpicas;
  • aulas sobre a participação brasileira em olimpíadas e paralimpíadas; e
  • a oferta de infraestrutura e equipamentos esportivos (olímpicos e paralímpicos) nas escolas.

A proposta estabelece que os alunos que demonstrarem aptidão para determinadas modalidades poderão, em comum acordo com pais e responsáveis, serem encaminhados a programas de treinamento para desenvolvimento de suas habilidades.

Cooperação
Para a implementação dos programas, estados, municípios e Distrito Federal poderão celebrar termos de cooperação com entidades de prática desportiva ou de administração do desporto.

A proposta original – Projeto de Lei 3735/24, do deputado Augusto Puppio (MDB-AP) – foi aprovado na forma do substitutivo da relatora, deputada Daniela Reinehr (PL-SC), que fez apenas mudanças de redação. “A proposta atende à necessidade de políticas públicas voltadas à inclusão social por meio do esporte, ampliando as possibilidades de formação e desenvolvimento integral para pessoas com deficiência”, disse a relatora.

Próximas etapas
A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação; do Esporte; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Roberto Seabra

Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Related Posts

Protocolado pedido de CPI Mista para investigar fraudes no INSS - Notícias

CPMI para investigar fraude no INSS é protocolada com apoio de 259 parlamentares

CPMI para investigar fraude no INSS é protocolada com apoio de 259 parlamentares Foi protocolado nesta segunda-feira (12) o pedido para a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito…

Leia Mais!
Deputado Beto Richa (PSDB-PR) em comissão da Câmara dos Deputados

Microcrédito terá novas regras e benefícios em 2025 🕵️

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3190/23, que altera regras do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) para incorporar…

Leia Mais!
Discussão e votação de propostas legislativas. Dep. Gilvan Máximo (REPUBLICANOS - DF)

🚨 Nova regra para vaquinhas online pode mudar tudo!

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a criação e a fiscalização de campanhas solidárias com o objetivo de combater fraudes em vaquinhas on-line. O…

Leia Mais!
Discussão e votação de propostas legislativas. Dep. Clarissa Tércio (PP-PE)

🚨 Nova lei para cães perigosos pode afetar tutores já!

O Projeto de Lei 417/25 estabelece regras para a criação de cães de raças consideradas potencialmente perigosas, como pitbull, american stafforshire e mastim-napolitano. O foco é a integridade física e…

Leia Mais!
Reunião entre a Bancada Feminina e o novo Ministro da Saúde. Dep. Juliana Cardoso (PT-SP)

Gravidez múltipla terá nova proteção garantida pelo SUS 👶

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante a proteção integral e a assistência à gestante de gravidez múltipla e…

Leia Mais!
Deputado Evair Vieira de Melo fala ao microfone

Simples Nacional poderá receber investimento anjo em breve

O Projeto de Lei Complementar 154/24 permite que microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) que optaram pelo Simples Nacional possam receber recursos de pessoas físicas ou outras empresas,…

Leia Mais!