Descubra como a Polícia Penal do Paraná transforma vidas com novas parcerias ✨

Penitenciária de Foz do Iguaçu desenvolve projetos de ressocialização com parcerias


A Polícia Penal do Paraná (PPPR), por meio da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu III – Unidade de Progressão (PEF III-UP), localizada na região Oeste do Paraná, firmou novas parcerias com o Rotary International e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a fim de desenvolver programas de ressocialização e tratamento penal. 

O Projeto Acessibilidade Cidadã, desenvolvido em Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu, é a primeira parceria. O programa promove a reforma de cadeiras de rodas, cadeiras de banho e demais produtos destinados à acessibilidade de pessoas com deficiências motora. Já foram reformados 15 unidades e outras 60 estão na fila.

O projeto, custeado com subvenções do Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu, tem cunho permanente, sendo estabelecido local próprio no interior da Unidade de Progressão na qual também funciona uma oficina experimental de artesanato.

A segunda parceria é o projeto Carreta Cidadã, com o Senai, que conta com apoio do Núcleo de Atenção a Pessoas Monitoradas (Nupem). Ele oferece cursos com padrão de certificação própria para o ingresso de pessoas privadas de liberdade no mercado de trabalho. O projeto itinerante iniciou os cursos de “Assistente Administrativo” e “Assistente Contábil”, atendendo 50 alunos nesta fase que além da certificação, receberão 160 horas de remição de pena. Os cursos têm duração média de trinta dias. 

O curso de “Eletricista Predial” já formou 36 alunos e há previsão de um novo ciclo de cursos em “Técnico de Refrigeração” para o próximo semestre. 

Para o diretor da Regional Administrativa da PPPR em Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo, a busca por parcerias e projetos inovadores reflete o comprometimento da Polícia Penal do Paraná. “Com pouco mais de dois anos de criação da PPPR, foram estabelecidas parcerias com várias entidades públicas e privadas, aproximando a instituição da sociedade, o que reflete diretamente na qualidade e efetividade do serviço prestado”, explica.

“O objetivo da parceria com o Senai é desenvolver um trabalho de ressocialização e qualificação que permita que o egresso tenha uma requalificação no mercado de trabalho, com formações relevantes e alinhadas com as demandas do mercado de trabalho local”, destaca o diretor do Nupem de Foz do Iguaçu, Daniel Rodrigo da Silva. 

UNIDADE DE PROGRESSÃO – Ao ser convertida em Unidade de Progressão, a PEF III transformou-se em um grande laboratório de desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao tratamento penal e reinserção social.

O diretor da unidade, Stênio Couto, destaca a importância das atividades. “Utilizamos uma série de estratégias e abordagens no trabalho em uma Unidade de Progressão. Temos as ferramentas tradicionais com gerenciamento direto e exclusivo do poder público, os canteiros que são parcerias com o setor privado com fábricas e manufaturas, e agora as parcerias com o terceiro setor. Embora sejam diferentes entre si, todas funcionam bem, pois tanto o projeto quanto à execução são baseados em saberes e experimentações comprovadamente eficazes”, comentou.

Com informações da AEN – Foto: PPPR

Related Posts

Paraná lança programa inédito no Brasil para idosos conquistarem o sonho da casa própria

Casa Fácil Terceira Idade: 80 mil de subsídio para idosos

Casa Fácil Terceira Idade: 80 mil de subsídio para idosos O programa Casa Fácil Terceira Idade, lançado nesta terça-feira (13) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, vai conceder subsídios de…

Leia Mais!
Oficinas de Dança são retomadas em Missal 

Ainda há vagas para alunas com 04 anos de idade

As oficinas de Dança, disponibilizadas pelo Departamento

Oficinas de Dança em Missal – Vagas para crianças de 4 anos

Oficinas de Dança em Missal – Vagas para crianças de 4 anos As Oficinas de Dança em Missal, promovidas pelo Departamento de Cultura, foram oficialmente retomadas e estão com vagas…

Leia Mais!
Paraná reduz em 64% o desmatamento ilegal, indica Fundação SOS Mata Atlântica

Paraná reduz desmatamento ilegal da Mata Atlântica em 64% em 2024

  O Paraná reduziu o desmatamento ilegal da Mata Atlântica em 64% entre 2023 e 2024. De acordo com o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, produzido pela Fundação…

Leia Mais!
QUARTA-FEIRA TEM HORÁRIO ESTENDIDO NAS UBS

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça para a população guairense que n

4 serviços no horário estendido das UBS em Guaíra

  Atenção, moradores de Guaíra: nesta quarta-feira, 14 de maio de 2025, acontece mais uma edição da campanha de Horário Estendido nas Unidades de Saúde da Família (USFs). A iniciativa…

Leia Mais!
Convênio entre Cohapar e Sanepar vai levar banheiros a mais de 3 mil residências

Programa Banheiro em Casa beneficia 3.419 famílias no Paraná

  Uma parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Sanepar está transformando a realidade de milhares de famílias paranaenses por meio do programa Banheiro em Casa….

Leia Mais!
Você sabia?

A Av. Paraná registrou 334 acidentes só em 2024, sendo a 5ª via com mais ocorrências em todo o Paraná!

Evitar um acidente é garantir que

334 acidentes na Av. Paraná em 2024 acendem alerta sobre segurança

334 acidentes na Av. Paraná em 2024 acendem alerta sobre segurança A Avenida Paraná, uma das principais vias de Foz do Iguaçu, registrou um total de 334 acidentes somente em…

Leia Mais!