Desaceleração do Mercado de Trabalho nos EUA Traz Novos Rumos para a Política Monetária

Payroll

O fantasma do desemprego assombra o Payroll de junho e aumenta as apostas para cortes de juros

O payroll de junho, divulgado nesta sexta-feira (05 de julho), trouxe surpresas para o mercado, com o destaque negativo para o aumento da taxa de desemprego, que subiu de 4% para 4,1%. Essa foi a principal surpresa do relatório, contrariando as expectativas e gerando incertezas sobre o futuro da economia americana.

Apesar da alta do desemprego, os demais dados do payroll ficaram em linha com as projeções, com desaceleração do crescimento salarial de 0,4% para 0,3% no mês e de 4,1% para 3,9% na comparação anual. No total, foram criadas 206 mil vagas, um número abaixo das expectativas de alguns analistas, que previam 200 mil vagas.

Setor de saúde em desaceleração e governo surpreendendo com contratações

A desaceleração na criação de vagas foi impulsionada principalmente pelo setor de saúde, que vinha em forte crescimento nos últimos meses, mas agora apresentou um ritmo mais lento. Em junho, o setor criou 49 mil vagas, abaixo da média anterior de 64 mil.

Por outro lado, o setor público surpreendeu com a contratação de 70 mil vagas, acima da média de 49 mil. Outro dado inesperado foi a redução de 9 mil vagas no setor de varejo.

Distribuição do desemprego segue estável e Fed em foco para corte de juros

Apesar das mudanças em alguns setores, a distribuição dos dados de desemprego entre os grupos permaneceu praticamente igual aos meses anteriores, sem grandes alterações.

Os resultados do payroll reforçam a tese de que a reunião do Fed em setembro será decisiva para um possível corte de juros. Segundo Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos, “o payroll de junho reforça a perspectiva mais positiva para a condução dos juros no decorrer do ano”.

Um eventual corte de juros pelo Fed pode beneficiar o Brasil indiretamente, aliviando a pressão sobre o Banco Central, que também debate um possível aumento da taxa de juros para o mês de setembro.

Entenda como o Payroll impacta a economia brasileira e as decisões do Banco Central. Continue lendo!

Related Posts

ChatGPT Image 5 de mai. de 2025 19 44 26

🧒 Direitos da Criança e do Adolescente: Proteção Integral e Prioridade Absoluta

  Nosso compromisso com a infância e juventude é inegociável! No Brasil, os direitos da criança e do adolescente são garantidos pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de…

Leia Mais!
ChatGPT Image 5 de mai. de 2025 19 20 10

5 ações no Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Infantil

  O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, é um marco importante para mobilizar toda a sociedade…

Leia Mais!
Pacuri perde jogador expulso, Nacional vence em casa e segue na vice-liderança

Nacional vence Pacuri e segue firme na briga pelo topo do Amador

O Nacional voltou a campo neste domingo (04) diante da sua torcida em Sub-Sede e garantiu mais uma vitória no Campeonato Amador Livre. Com um jogador a mais durante boa…

Leia Mais!
Com gol de Biro, Real vence o Incas e termina o turno como líder

3 vitórias e liderança tripla: Real domina o Amador em São Roque

  O mês de maio começou com **ótimas notícias para o Real de São Roque**, que assumiu a liderança nas três categorias do Campeonato Amador: Veterano, Sub-18 e Livre. Liderança…

Leia Mais!
Intermunicipais decidem, Celeste vence Oriental e se junta ao ‘pelotão de cima’ do Amador

Celeste vence Oriental por 3×0 e encosta na liderança do Amador

Na tarde deste domingo (04), o Celeste engatou sua segunda vitória consecutiva no Campeonato Amador, categoria Livre. A equipe comandada por Rubão venceu o Oriental por 3×0 fora de casa…

Leia Mais!
Real vence o União, segue sem sofrer gols e reassume a liderança do Sub-18

Real reassume liderança no Sub-18 e lidera três categorias

Bastou uma rodada para que o Real voltasse ao posto de líder no Campeonato Amador pela categoria Sub-18. O clube de São Roque lidera, no momento, as três categorias que…

Leia Mais!