Da TV ao pó, por Saulo Adami

SauloAdami Creditos Jeanine Wandratsch Adami

A perda da memória documental da TV brasileira começou logo após sua inauguração e ainda não parou. Seja por desinteresse, descuido, falta de consciência ou de recursos.

Como escreveu a jornalista Rose Esquenazi, nossa televisão é uma balzaquiana abandonada e desmemoriada. Por isso dá tanto trabalho falar do seu passado. Ela tem razão. São raros acervos preservados e acessíveis. Ainda mais raros os profissionais sobreviventes dos tempos do pioneirismo, improviso e da criatividade dispostos a falar. Aliás, alguns desses já não têm mais memória, também.

Neste ano em que o país celebra os primeiros 75 anos da inauguração da sua TV, vamos refletir sobre seus avanços e retrocessos. A pioneira Tupi foi ao ar em 18 de outubro de 1950. Assim como ela, outras emissoras surgiram e desapareceram por falência ou fatalidades que transformaram seu acervo e sua memória em cinzas.

Enquanto russos e norte-americanos viajavam pelo espaço, brasileiros tentavam escapar dos fatídicos incêndios que atingiram Record, Globo e Bandeirantes. Dois incêndios no dia 13 e outro no dia 16 de julho de 1969. O fogo destruiu sedes, estúdios e acervos, uma escalada de destruição que transformou em pó telenovelas e séries de TV inteiras, programas de auditório e especiais os mais variados.

Escrever e publicar livros sobre séries de TV estrangeiras é mais fácil, muitas delas têm arquivos acessíveis online. Mas, quando se trata de pesquisar a teledramaturgia brasileira é preciso escavar muito e rezar para que a sorte preste atenção na gente.

Que os detentores da documentação sobrevivente demonstrem alguma compaixão para com os pesquisadores e o público ávidos por informações que ajudem a perpetuar obras audiovisuais que marcaram suas vidas através da tela da TV. Interessante e importante seria ampliar o número de locais onde tais materiais pudessem ser conhecidos e disponibilizados, aumentando fontes de pesquisa e contribuindo para preservar o pouco que ainda resta dos tempos pioneiros. Por enquanto.

*Saulo Adami é escritor e pesquisador da teledramaturgia brasileira. Tem 170 livros publicados, incluindo a obra “Camicleta – Manual dos Proprietários”, que narra os bastidores de “Shazan–Xerife & Cia.”, a primeira sitcom do país

Com informações da Assessoria – Foto: Divulgação / Jeanine Wandratsch Adami

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