Curitiba Introduz Ônibus Elétricos na Linha Interbairros I: Sustentabilidade e Eficiência 🚌⚡
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, anunciou em suas redes sociais neste sábado, 13 de julho de 2024, que a partir de segunda-feira (15), a linha Interbairros I, do transporte municipal, passa a contar com seis ônibus elétricos com baterias.
Os veículos são da marca BYD.
O início das operações será às 5h40 na Praça Nossa Senhora da Salete, ao lado da “Prefeitura Solar”, e no Campus da PUC, simultaneamente.
Segundo Greca, os veículos elétricos percorrerão no sentido horário 18 km, com 44 pontos de parada. E no sentido anti-horário serão 19,5 km, com 54 pontos de parada.
O prefeito ainda informou que, no pico da manhã, a frequência será de um ônibus a cada 23 minutos. No entrepico, a previsão é de intervalo de 35 minutos.
A linha percorre 14 bairros que circundam o centro da cidade: Centro Cívico, Bom Retiro, Mercês, Bigorrilho, Batel, Água Verde, Rebouças, Parolim, Prado Velho/PUC, Jardim Botânico, Alto da Rua XV, Hugo Lange, Alto da Glória e Juvevê.
Também vai circular pela capital paranaense um sétimo ônibus elétrico, mas de marca Volvo. O veículo é para a linha 863-Água Verde.
A cidade de Curitiba iniciou um processo de eletrificação da frota de ônibus.
Em 08 de maio de 2024, a prefeitura anunciou que foi contemplada com R$ 380 milhões para compra de ônibus elétricos por meio do PAC Seleções (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal. O recurso deve garantir 56 veículos.
As compras devem ocorrer ainda neste ano de 2024 e a operação deve começar em 2025, com previsão para atenderem nas linhas Inter 2 e Interbairros II.
A cidade ainda vai receber recursos internacionais.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Com informações do Diário do Transporte – Foto: Prefeitura de Curitiba