CPMI para investigar fraude no INSS é protocolada com apoio de 259 parlamentares

Protocolado pedido de CPI Mista para investigar fraudes no INSS - Notícias





CPMI para investigar fraude no INSS é protocolada com apoio de 259 parlamentares








Foi protocolado nesta segunda-feira (12) o pedido para a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) com o objetivo de investigar descontos ilegais nas folhas de benefício de segurados do INSS.

O pedido foi apresentado pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), com apoio de 223 deputados e 36 senadores, número superior ao mínimo exigido (171 deputados e 27 senadores).

Esquema de fraudes em benefícios

De acordo com as parlamentares, investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União detectaram, em abril, um esquema de cobrança de mensalidades irregulares descontadas diretamente dos benefícios de aposentados e pensionistas sem autorização prévia.

Entre os anos de 2019 e 2024, os desvios são estimados em aproximadamente R$ 6,3 milhões. Segundo o documento, a maioria das vítimas são idosos e pensionistas, considerados mais vulneráveis a práticas abusivas.

Objetivos da Comissão

A comissão pretende investigar, identificar os responsáveis e propor melhorias nos mecanismos de controle e fiscalização do INSS. O pedido ressalta que a confiança no sistema previdenciário depende de respostas rápidas e eficazes contra fraudes e corrupção.

Composição e prazo da CPMI

  • Composição: 15 deputados e 15 senadores titulares, com igual número de suplentes
  • Duração prevista: 180 dias
  • Despesas estimadas: R$ 200 mil

Pedido de CPI também avança na Câmara

No final de abril, também foi protocolado na Câmara dos Deputados um requerimento para criação de uma CPI exclusiva da Casa, com o mesmo objetivo. A proposta, identificada como RCP 2/25, conta com 185 assinaturas de parlamentares de 14 partidos.

Mais detalhes sobre o requerimento podem ser conferidos na página oficial da Câmara.

Da Redação – RL
Com informações da Agência Senado



CPMI INSS, fraude no INSS, desconto ilegal INSS, CPI dos aposentados, senadora Damares Alves, Coronel Fernanda, Congresso Nacional, aposentados e pensionistas, mensalidades indevidas, investigação INSS, Polícia Federal INSS, CGU INSS, previdência social, controle de fraudes, Comissão Parlamentar Mista


Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Related Posts

Deputado Beto Richa (PSDB-PR) em comissão da Câmara dos Deputados

Microcrédito terá novas regras e benefícios em 2025 🕵️

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3190/23, que altera regras do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) para incorporar…

Leia Mais!
Discussão e votação de propostas legislativas. Dep. Gilvan Máximo (REPUBLICANOS - DF)

🚨 Nova regra para vaquinhas online pode mudar tudo!

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a criação e a fiscalização de campanhas solidárias com o objetivo de combater fraudes em vaquinhas on-line. O…

Leia Mais!
Discussão e votação de propostas legislativas. Dep. Clarissa Tércio (PP-PE)

🚨 Nova lei para cães perigosos pode afetar tutores já!

O Projeto de Lei 417/25 estabelece regras para a criação de cães de raças consideradas potencialmente perigosas, como pitbull, american stafforshire e mastim-napolitano. O foco é a integridade física e…

Leia Mais!
Reunião entre a Bancada Feminina e o novo Ministro da Saúde. Dep. Juliana Cardoso (PT-SP)

Gravidez múltipla terá nova proteção garantida pelo SUS 👶

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante a proteção integral e a assistência à gestante de gravidez múltipla e…

Leia Mais!
Deputado Evair Vieira de Melo fala ao microfone

Simples Nacional poderá receber investimento anjo em breve

O Projeto de Lei Complementar 154/24 permite que microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) que optaram pelo Simples Nacional possam receber recursos de pessoas físicas ou outras empresas,…

Leia Mais!
Discussão e votação de propostas legislativas. Dep. Laura Carneiro (PSD - RJ)

Novo sistema contra pedofilia cibernética é aprovado

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2746/23, do deputado Dagoberto Nogueira (PSDB-MS), que cria o Sistema Nacional…

Leia Mais!