Copel e prefeituras se unem para regularizar cabos de telecom em cidades do Paraná
Copel e prefeituras se unem para regularizar cabos de telecom em cidades do Paraná
A Copel, em parceria com prefeituras de diversas cidades do Paraná e com operadoras de telecomunicações, está intensificando as ações para organizar cabos de internet e telefonia em situação irregular nos postes das áreas urbanas. A iniciativa busca melhorar a segurança, a paisagem urbana e garantir que as normas técnicas de compartilhamento de estruturas sejam respeitadas.
Parceria com as prefeituras é fundamental
O gerente de Compartilhamento de Estruturas da Copel, Fabrício Salmazo, destaca que o sucesso da ação depende do alinhamento com as administrações municipais. “Estamos visitando os municípios, ouvindo os prefeitos e montando um cronograma de trabalho conjunto, que pode incluir também a poda de árvores próximas à rede elétrica”, explica.
As reuniões com os municípios são articuladas pela divisão de Poder Público da Copel. A partir delas, são definidas datas e vias prioritárias, permitindo a organização das equipes envolvidas, tanto da companhia quanto das operadoras responsáveis pelos cabos.
Ações em andamento e resultados
Atualmente, há operações de regularização acontecendo em Fazenda Rio Grande, Araucária e Paranaguá, além do bairro CIC em Curitiba. Na semana passada, a Copel esteve reunida com representantes de Itaperuçu, Pinhais, Morretes e Antonina para alinhar próximas etapas.
Em Cascavel, duas grandes intervenções resultaram na retirada de mais de 300 kg de fiação solta nas avenidas Toledo e Assunção. Na Avenida Toledo, foram removidos 185 kg de cabos, além da poda de 35 árvores. Na Avenida Assunção, a ação da última sexta-feira (1º/8) eliminou 150 kg de fios em desuso.
As ações também já passaram por Pontal do Paraná, Tijucas do Sul, Campina Grande do Sul, União da Vitória, Telêmaco Borba, Castro e Ortigueira.
Responsabilidade e fiscalização
A responsabilidade pela manutenção da fiação é das operadoras de telecomunicação. À Copel cabe fiscalizar, notificar e cobrar as adequações quando necessário, conforme as normas definidas pela Aneel e Anatel.
O não cumprimento das exigências pode gerar multas e, em último caso, o corte dos cabos irregulares.
Orientação à população
Por segurança, a Copel alerta que a população nunca deve tocar em cabos soltos. Caso identifique situações de risco ou instalações irregulares, o contato deve ser feito pelo telefone 0800 51 00 116.
Com informações da Assessoria de Imprensa