Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
Comissão aprova uso de Braille em etiquetas de roupas e IPTU

Comissão aprova uso de Braille em etiquetas de roupas e IPTU

A **Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados** aprovou dois projetos que ampliam a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. As propostas determinam o uso do sistema Braille em etiquetas de roupas vendidas ou produzidas no Brasil e também em carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Uso de Braille em etiquetas de roupas

De acordo com o texto aprovado, as etiquetas devem informar em Braille a cor, a composição, o tamanho e as instruções de lavagem das peças. Além disso, será obrigatório incluir **QR Code** com acesso a uma página de internet com audiodescrição e informações adicionais acessíveis.

A medida foi incorporada em um substitutivo do deputado Amom Mandel (Cidadania-AM) ao Projeto de Lei 3529/24, de autoria do deputado Reimont (PT-RJ). O relator acrescentou um prazo de **dez anos** para que as empresas do setor de vestuário se adaptem.

“A maior parte das indústrias de vestuário é de micro e pequenas empresas, que precisam de tempo hábil para investir na tecnologia capaz de produzir etiquetas em Braille”, justificou Mandel.

Acessibilidade nos carnês de IPTU

Outro projeto aprovado foi o **PL 3825/24**, apresentado pelo deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), que estabelece o uso de linguagem acessível nos carnês digitais de IPTU. A relatoria ficou a cargo da deputada Dayany Bittencourt (União-CE), que reforçou o caráter inclusivo da proposta.

“O objetivo é garantir que as pessoas com deficiência tenham, em igualdade de condições com os demais cidadãos, acesso ao teor dos instrumentos de cobrança de tributos”, destacou a relatora.

Tramitação dos projetos

As duas propostas tramitam em caráter conclusivo e ainda precisam ser analisadas por outras comissões antes de seguirem ao Senado.

  • PL 3529/24: Defesa do Consumidor; Indústria, Comércio e Serviços; Finanças e Tributação; Constituição e Justiça e de Cidadania.
  • PL 3825/24: Administração e Serviço Público; Constituição e Justiça e de Cidadania.

Essas medidas representam avanços importantes para a **inclusão e cidadania das pessoas com deficiência visual** no Brasil.

Veja também outras notícias sobre política e legislação no Blog do Lago.


braille , etiquetas de roupas, braille no iptu, acessibilidade pessoas com deficiência visual, projeto de lei braille brasil, amom mandel deputado, reimont deputado pt rj, evair vieira de melo deputado, dayany bittencourt deputada, câmara dos deputados acessibilidade, etiquetas roupas braille qr code, inclusão social brasil, legislação acessibilidade 2025, direitos pessoas com deficiência brasil, pl 3529 24 braille, pl 3825 24 iptu acessível

 

Reportagem – Francisco Brandão
Edição – Natalia Doederlein

Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: GettyImages