Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
Combate ao Furto de Energia no Paraná: R$ 46 Milhões Recuperados em 2023

    O incansável trabalho de combate ao furto de energia elétrica realizado pela Copel, no Paraná, resultou na detecção de 23 mil casos de irregularidades e desvios na medição do consumo ao longo de 2023. As autuações efetuadas pela empresa não apenas coibiram práticas indevidas, mas também permitiram a recuperação expressiva de R$ 46 milhões, evitando prejuízos para a grande parcela de consumidores que mantém suas contas regularmente em dia.

    Fiscalização Rigorosa e Resultados Significativos

    A fiscalização, conduzida diariamente por equipes especializadas, utiliza análise de dados combinada com observação técnica em campo e o emprego de ferramentas avançadas. Essa abordagem, aliada a denúncias anônimas (telefone 0800 51 00 116, opção falar com um atendente), tem se mostrado altamente efetiva. Atualmente, um terço dos endereços visitados apresenta alguma irregularidade na medição de energia.

    Estatísticas Impactantes de Inspeções em 2023

    No ano passado, foram realizadas quase 81 mil inspeções em todo o Paraná, uma média impressionante de 311 inspeções por dia útil. O resultado não poderia ser mais expressivo: 77,6 GWh (gigawatts-hora) de energia recuperada. Esse montante seria suficiente para abastecer um município com 30 mil habitantes.

    65e8cedac773dInspecoes Copel1

    Alerta para Consequências e Riscos

    O engenheiro da Copel, Fábio Bianchetti, ressalta que o dano causado pelo furto de energia vai além dos prejuízos financeiros. “As alterações na medição podem causar oscilação de tensão, comprometendo a qualidade da energia entregue na região. E o mais preocupante é que existe o risco de ocorrer incêndios e acidentes graves”, alerta. Bianchetti destaca ainda a importância de hábitos conscientes e o uso de eletrodomésticos eficientes para economizar na conta de luz.

    Penalidades e Consequências Legais

    Ao constatar procedimentos irregulares na medição, a regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permite que as distribuidoras cobrem retroativamente a energia desviada por até 36 meses, com valores corrigidos e acréscimo de custos administrativos. Além disso, o furto de energia elétrica é considerado crime, previsto em lei, sujeito a reclusão de um a cinco anos e multa.

    A regulação estabelece o direito do consumidor de receber um termo para conferência das informações apuradas durante a fiscalização. Caso discorde da constatação de adulteração no medidor, o consumidor pode solicitar uma aferição pelo Inmetro em até 15 dias. Nesse caso, se a irregularidade for confirmada, os custos de frete e verificação são de responsabilidade do solicitante.

    Economize com Consciência e Legalidade!

    Não se arrisque com práticas ilegais. Adote hábitos conscientes e opte por eletrodomésticos eficientes para reduzir sua conta de luz. Denuncie suspeitas de furto de energia. Juntos, podemos manter a integridade do sistema elétrico e garantir um serviço de qualidade para todos.


    Com informações da Assessoria – Fotos: divulgação