Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.

    A cisticercose é uma infecção transmitida pela ingestão dos ovos de um verme chamado Tênia, ou como é conhecida popularmente, solitária. Esse mesmo verme pode causar duas doenças diferentes:

    • Teníase: ocorre quando a pessoa ingere as larvas da Tênia, geralmente através da carne de porco contaminada.
    • Cisticercose: acontece quando a pessoa ingere o ovo da Tênia, presente em alimentos contaminados pelas fezes de alguém que tenha teníase.

    Aqui no Brasil, esse é um problema comum. Algumas pesquisas mostram que a principal forma de se pegar a cisticercose é pela ingestão de alimentos contaminados pelas mãos contaminadas com fezes de alguém que tenha teníase, e que está eliminando os ovos da tênia nas suas próprias fezes.

    Os sintomas variam de acordo com o local onde o verme está alojado. Os locais mais comuns são o cérebro e os músculos, mas também podem ocorrer em lugares como olhos, pele e até o coração. Quando afetam o cérebro, eles podem causar convulsões, epilepsia, hidrocefalia, fortes dores de cabeça, falta de equilíbrio e até alterações comportamentais. Trabalhos feitos em regiões endêmicas para cisticercose mostraram que 1 a cada 3 pessoas que têm convulsões é por conta da infecção por cisticercos. Quando afetam os músculos, na maioria das vezes não possuem sintomas.

    O diagnóstico normalmente é feito através de exames de imagem, como a ressonância nuclear magnética ou a tomografia do crânio, por exemplo.

    O tratamento consiste principalmente no uso de medicamentos para controlar os sintomas causados pela infecção. Em casos específicos e após uma avaliação criteriosa feita pelo médico, pode ser indicado o uso de medicação para matar o próprio verme. Dependendo de onde o verme se alojou, o paciente precisará de acompanhamento médico para controlar os sintomas pelo resto da vida.

    É importante prevenir a doença diagnosticando aqueles que a possuem e tratando-os, além de adotar boas práticas de higiene, como lavar as mãos após ir ao banheiro e higienizar as mãos e os alimentos antes de prepará-los.

    Se você suspeita que pode estar com cisticercose, deve imediatamente procurar um médico.

    Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda no YouTube.

     

    Com informações do Brasil 61 – Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda