O Governo do Paraná deu mais um passo decisivo para modernizar o Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou o decreto nº 9818, declarando a utilidade pública do imóvel, o que autoriza a sua desapropriação.
Área estratégica e potencial turístico
O terreno de 100 mil m² está localizado próximo ao aeroporto e à futura área do Museu Internacional de Foz do Iguaçu. A área construída atual é de 31.863 m² e passará por ampla revitalização, com possibilidade de concessão ou parceria público-privada (PPP), conforme os estudos da Secretaria do Planejamento.
Nova gestão e revitalização completa
O imóvel, que era gerido pela prefeitura, passa agora ao Estado, que será responsável pela revitalização total do espaço. O secretário Ulisses Maia ressaltou os benefícios para a economia local:
- Mais geração de empregos e renda
- Melhor infraestrutura para eventos
- Mais opções para turistas e comunidade
Possibilidades de uso ampliadas
Os estudos indicam que a nova gestão poderá utilizar o espaço para múltiplas finalidades, com melhorias como climatização e ampliação de estruturas. Isso dependerá do parceiro selecionado por meio de licitação pública.
Próximos passos da desapropriação
O processo foi aprovado por unanimidade pelos acionistas em assembleia. Agora, os estudos serão avaliados pelo Conselho do Programa de Parcerias do Paraná (CPAR), e o processo seguirá para a Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas e consulta pública antes da publicação do edital.
Sobre o Decreto 9818 e o CPAR
O decreto autoriza a Secretaria do Planejamento e a Procuradoria Geral do Estado a conduzirem as ações necessárias. Já o CPAR, criado em 2019, é responsável por assessorar o governador na estruturação de projetos estratégicos para o Estado.
Com informações da AEN – Foto: divulgação