“Amâncio”: Ronaldo Fernandes Revela a Solidão e Lutas do Homem Negro Homossexual 🌟📖

Amancio scaled

“É uma fast foda. O self service do aplicativo de chat amarelo causa saciedade momentânea e aprofunda a perenidade da solidão. Eu tenho quarenta e um anos.”

Trecho do livro “Amâncio”, de Ronaldo Fernandes

O novo livro do escritor e dramaturgo pernambucano Ronaldo Fernandes (@ronfernadis), “Amâncio” (Editora Paraquedas, 102 págs.), escancara um tema delicado: a solidão do homem negro homossexual. O personagem que intitula a obra é quem vai a cada capítulo descortinando trechos da própria história. As memórias são permeadas de inquietudes e retratam a descoberta e vivência da sexualidade. Cada relato é atravessado por experiências que por vezes esbarram em violências assentadas no racismo, machismo e homofobia. 

A obra, que nasceu como peça teatral, apresenta recortes reais e ficcionais de relatos ouvidos pelo autor no período em que viveu com Amâncio, seu tio. “Por meio das histórias que fui ouvindo do meu próprio tio e de pessoas que conviveram com ele, pude ampliar o olhar para a história de tantos homens negros, nordestinos e homossexuais que sofreram abusos e violências sem que os reconhecessem como tais.”

A ideia de fazer do espetáculo uma obra literária veio em um momento de fragilidade do autor. “O livro nasceu num período em que estive com problemas de saúde e precisei me isolar”. E completa: “Esse isolamento me trouxe perdas, inclusive de amigos queridos que não entenderam a minha ausência e isso me lembrou meu tio, que apesar de estar sempre rodeado de amigos, me pareceu solitário na negação da sua sexualidade”. 

Ronaldo conviveu com seu tio Amâncio dos três aos 17 anos, atribuindo a ele uma participação ativa na construção da própria identidade, ainda que eles nunca tenham conversado um com o outro sobre a orientação sexual do tio, já falecido. “Esse diálogo que nunca tivemos em vida, só pode acontecer pela arte: primeiro na peça e agora no livro”, conta. 

Por um olhar mais atento e amoroso para homens negros e homossexuais

“Amâncio” é composto por 27 histórias que se passam ora em Carpina, Zona da Mata, interior de Pernambuco, ora em São Paulo, capital paulista. Não há uma linearidade temporal, a narrativa intercala lembranças desde a infância até a velhice do protagonista. O autor define esse estilo como romance fragmentado. “Sempre foi uma característica minha como dramaturgo que acabei levando para a literatura”, explica Ronaldo. 

De maneira corajosa e honesta, Amâncio narra os próprios anseios, assombros, temores e medos. Há descrições detalhadas dos desejos e impulsos sexuais do então menino e, ainda, como essas emoções são deturpadas pela violência real e simbólica ao qual ele é submetido reiteradamente. 

Com destreza, Ronaldo desloca o leitor para dentro das experiências devastadoras vivenciadas por Amâncio. Cada capítulo é entremeado por um assunto que se desdobra até alcançar o acontecimento principal. Essa cadência com a qual a trama evolui envolve o leitor e o instiga a seguir para a próxima página. 

Ao remontar a vida de um homem negro que era também afeminado, homossexual e morador do interior do nordeste, o autor expõe as vulnerabilidades às quais o protagonista estava sujeito e implicitamente evoca um olhar mais atento e amoroso para aqueles que passaram pelos mesmos percalços. Para Ronaldo, as mensagens do livro podem ser descritas quase como um processo terapêutico que envolve quatro passos. “Aceitação, compreensão, entendimento e expurgo”, define.  

Ator, dramaturgo e escritor: as várias facetas de Ronaldo Fernandes

Ronaldo Fernandes é natural de Paudalho, cidade da Zona da Mata de Pernambuco. Ainda adolescente mudou-se para Santos, em São Paulo. É bacharel em Administração de Empresas e diretor de operações em uma empresa de tecnologia. Ao mesmo tempo dedica-se à área cultural. É pós-graduado em direção e atuação teatral, além de ator, dramaturgo e escritor. 

Na cidade litorânea paulista fundou a Cia Trilha de Teatro e integra o Grupo Tescom de Teatro, coletivos artísticos da região da baixada santista. Em sua trajetória no palco e bastidores, atuou em mais de uma dezena de espetáculos, entre eles: 50+- o Game da Memória, O Plano, Benjamin – o Filho da Felicidade, Casamento de Sangue em Santos, Nó Na Garganta, Mac & Beth – Eleição e confusão na Pequeno Rei e Romeu e Julieta: Um romance de virar a cabeça. 

Esse é o segundo livro de Ronaldo pela editora Paraquedas. Antes, lançou “Avôa”, uma coletânea de histórias inspiradas na memória do autor com a avó, e agora, pelo selo, lança seu primeiro romance. “Escrever ‘Amâncio’ foi absolutamente novo”, declara o pernambucano. 

Trecho do livro (págs. 52 e 53):

“– Eu adoro canjica – falou, chegando bem mais perto.

Pude sentir o calor do seu corpo.

– Munguzá! – corrigi.

– Pelo que eu sei, o nome dessa comida é canjica.

– Canjica é aquela ali. – Apontei para a travessa com 

canjica.

– Aquilo é curau.

– Curau?

– Sim. Curau.

– Já vi que você não é daqui. Deve ser de São Paulo.

– Sou de São Vicente.

– Veio para o São João?

– Sim.

– E tá gostando?

– Muito. Principalmente das comidas.

– Vai voltar chamando canjica de munguzá – disse eu, 

rindo.

– E curau de canjica – respondeu ele, rindo também.

– Você aprende rápido, hein?

– Depende do professor.

– Nem sabia que eu era professor.

– Pois é…

– Qual seu nome?

– Roberto. E o seu?

– Amâncio!

– Amâncio, posso falar uma coisa no seu ouvido?

– Nossa, mas já quer falar no pé do ouvido? – falei com 

espanto e rindo.

– A oportunidade faz a hora. E tá muito barulho aqui. 

Quase não estou te escutando.

– É o forró.”

Com informações da Assessoria – Foto: divulgação

Related Posts

O roubo em tres atos Capa ALTA 1 scaled

Deusa, pirata e artista: descubra como elas quebram a maldição!

Idealizadora do canal literário Livros e Fuxicos, Paola Aleksandra estreou como escritora com a publicação independente do conto O roubo – que narra a jornada do casal improvável Joana Lancaster,…

Leia Mais!
Zulmira Correia

Não Perca: “A Duração Entre Um Fósforo e Outro” de Zulmira Correia, Vencedor do Prêmio Tato Literário, Lançado na Bienal de SP! 📚✨

“Entre portas, cicatrizes e chaves, somos carregados para dentro de uma rotina que parece sempre ter existido. Não há início, mas sim o fim. O tempo só existe porque acaba.” …

Leia Mais!
Capa Os sete pecados capitais

Descubra Entre Vícios e Virtudes: Novo Livro de Marcelo Galuppo Revela Segredos da Felicidade 📚✨

Por que é tão difícil alcançar a felicidade? Chegar àquilo que os filósofos contemporâneos têm chamado de “plenitude” é o propósito da existência humana? A satisfação também tem relação com…

Leia Mais!
mockup capa 1

Descubra “Tempo-abstrato”: Romance Que Explora Amor e Filosofia em Um Brasil Polarizado! 📚💔

Vivemos em tempos onde tudo é vivido e sentido à flor da pele, em um ritmo “X 2” onde não há tempo nem espaço para o fracasso. Vestida por tais…

Leia Mais!
capa memorias de um tropeiro jorge antonio salem scaled

“Tropeiros e a Identidade Brasileira: Descubra o Novo Livro de Jorge Antonio Salem 📚🇧🇷”

João Azevedo, mais conhecido como João Boiadeiro, costumava reunir familiares e amigos para contar as lembranças da época em que levava a vida como tropeiro, no início da década de…

Leia Mais!
Acougueira

Descubra “Açougueira”: Romance Impactante de Marina Monteiro Sobre Violência Doméstica e Machismo 💔📚

“Em Açougueira, a narradora conta seu testemunho de vida e o oferece perante um júri. Essa mulher quieta e observadora, espia a vida por uma fresta e vive a vida…

Leia Mais!