ACRE: 🌟 Proteja Seu Filho Contra a Poliomielite: Atualize a Caderneta de Vacinação

ACRE: A importância da vacinação para manter o estado livre da poliomielite

Atenção, pais e responsáveis de crianças menores de 5 anos do Acre. A vacinação é essencial para proteger nossas crianças contra doenças graves como a poliomielite e garantir que estejam com a caderneta de vacinação em dia. Manter a imunização em alta é fundamental para afastar essa e outras doenças do nosso convívio.

As autoridades de saúde alertam: embora a pólio tenha sido eliminada no Brasil desde 1989, a doença ainda circula em outros países. Por isso, é essencial que pais e responsáveis acompanhem o Calendário Nacional de Vacinação e levem suas crianças regularmente às unidades básicas de saúde.

A meta é imunizar 95% das crianças para evitar a reintrodução da pólio no país. Mas as coberturas vacinais para o imunizante estão abaixo dessa meta no Acre. 

Em 2021, a cobertura vacinal em crianças menores de um ano no estado ficou em 61,7%. Em 2023, chegou a 73,9%.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Acre, as doses do imunizante estão disponíveis em todas as salas de vacina dos 22 municípios do estado. 

A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização no Acre, Renata Quiles, destaca que as doses da vacina da pólio são de fácil manuseio e, por isso, conseguem chegar a toda a população.

“É uma vacina de muito fácil administração e a gente tem conseguido descentralizá-la. Até no lugar mais longe, mais distante, mais isolado do nosso estado, ela está disponível. É uma vacina de muito fácil manuseio, então é possível — diferente de outras vacinas que a gente não consegue levar em todas as áreas rurais, ribeirinhos, isolados —, é uma vacina que a gente consegue levar mais perto da população.”

A servidora pública Waniza Costa, de 54 anos, moradora do bairro Parque dos Sabiás, em Rio Branco, não teve dúvidas ao levar os filhos para tomar a vacina da poliomielite.

“Na minha infância, conheci algumas pessoas que tiveram paralisia infantil e enfrentavam muitas dificuldades. Então, quando tive os meus filhos, nunca foi uma dúvida vacinar ou não. Sempre foi uma certeza que seriam vacinados. Tenho muita convicção da minha escolha, porque presenciei de perto as dificuldades advindas de quando não existia a vacina.”

O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, destaca que o vírus causador da poliomielite continua circulando em outros países, por isso, é essencial que profissionais de saúde, pais ou responsáveis se mobilizem para imunizar os pequenos.

“A poliomielite é uma doença que, por muitas décadas, causou paralisia e morte em crianças. Só que essa doença não faz mais parte do nosso cenário epidemiológico graças à vacinação e o Brasil, desde 1989, não registra nenhum caso. Embora tenhamos eliminado a doença, ela ainda existe no mundo e pode ser reintroduzida no nosso país. Por isso, é muito importante que os pais levem seus filhos menores de cinco anos para checar a caderneta e fazer a vacinação.” 

Todas as crianças menores de 5 anos de idade devem ser imunizadas contra a pólio de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação e na campanha anual. O esquema vacinal contra a poliomielite possui três doses injetáveis — aos 2, 4 e 6 meses de idade — e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente, a gotinha. 

O Ministério da Saúde ressalta que a imunização é a principal forma de manter o país livre da poliomielite. Por isso, as doses estão disponíveis durante todo ano nos postos de vacinação. 

Vale lembrar que a vacina protege as crianças por toda a vida e é segura.

Procure uma unidade básica de saúde e cuide bem dos nossos futuros campeões. Vamos nos unir ao Movimento Nacional pela Vacinação.

Para mais informações, acesse: www.gov.br/vacinacao

Com informações do Brasil 61 – Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Related Posts

Dr. Ajuda: quem deve fazer exame para diabetes tipo 2

Sinais de alerta para diabetes: veja se deve fazer o exame

Pessoas com sintomas como sede excessiva, urinar demais, perda de peso, feridas que não cicatrizam e visão embaçada devem fazer o exame para diabetes. A testagem também é recomendada para…

Leia Mais!
Bexiga hiperativa: quais os sintomas e o tratamento

Bexiga hiperativa: sintomas que você não deve ignorar 🚨

A bexiga tem duas funções principais: armazenar a urina e esvaziá-la quando necessário. Durante o armazenamento, o músculo da bexiga relaxa e esfíncter segura a urina. No esvaziamento, o músculo…

Leia Mais!
Dr. Ajuda: Sintomas e tratamento da luxação de ombro

Luxação no ombro: o que fazer na hora da emergência 💥

A luxação do ombro ocorre quando os ossos da articulação saem do lugar, geralmente, devido a quedas ou impactos fortes, como em esportes de contato. Os principais sintomas incluem dor…

Leia Mais!
O que é constipação e quais as principais causas

Constipação: sinais que você não deve ignorar 🚽⚠️

A constipação, ou intestino preso, vai além da frequência evacuatória. Além de evacuar pelo menos uma vez a cada três dias, fezes duras, ressecadas, dor ao evacuar e sensação de…

Leia Mais!
Dr. Ajuda: Explante da prótese mamária

Prótese de mama: quando retirar e o que saber antes 🩷

As próteses de mama não têm prazo de validade, mas podem precisar ser removidas em algumas situações. Entre as principais razões médicas estão: contratura da cápsula, ruptura da prótese, infecções…

Leia Mais!
Vacinação nas escolas públicas: ação vai até 25 de abril

Vacinação nas escolas começa hoje em todo o país 💉📚

Nesta segunda-feira (14), o Ministério da Saúde dá início à campanha de vacinação em escolas públicas de 5.544 municípios de todas as regiões do país. Entre os objetivos da ação,…

Leia Mais!