Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
II Concurso de Artesanato Sustentável dos Municípios Lindeiros



    II Concurso de Artesanato Sustentável Lago de Itaipu

    O II Concurso de Artesanato Sustentável dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu entra em uma nova etapa: o julgamento das peças inscritas. Nesta fase, 19 participantes concorrem com 23 trabalhos distribuídos em três categorias.

    Inscrições e categorias

    Inicialmente, 52 pessoas se inscreveram, mas apenas aquelas que participaram de pelo menos 50% das oficinas puderam submeter seus trabalhos. Quatro participantes possuem peças em duas categorias. Confira a distribuição:

    • Artesanato sustentável com materiais recicláveis: 12 trabalhos
    • Artesanato com materiais da natureza e retirados de forma sustentável: 4 trabalhos
    • Artesanato com materiais industrializados certificados e sustentáveis: 7 trabalhos

    Jurados especialistas

    O julgamento será realizado por profissionais renomados fora da região lindeira:

    • Juliana Tonin: artista da visualidade da cena, atriz, figurinista de cinema, ilustradora e agente regional de cultura da Secretaria de Cultura do Paraná.
    • Renata Carleial de Casimiro: arquiteta, Mestre em Museologia e Patrimônio, servidora do Instituto Brasileiro de Museus e integrante do Escritório Estadual do Ministério da Cultura no Paraná.
    • Ana Paula Jacques: gerente de Projetos na Embratur, pós-doutora em turismo e doutora em sustentabilidade, professora e chef no IFB, atua na valorização cultural e promoção turística do Brasil.

    Sobre o concurso

    O evento é promovido pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e Itaipu Parquetec, com apoio da Adetur Cataratas e Caminhos, Sebrae, Rede de Cooperação do Artesanato e Itaipu Binacional. O diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, destaca que “a economia criativa e o turismo são vetores estratégicos de desenvolvimento territorial, geração de renda e fortalecimento da cadeia produtiva”.

    Premiação e próximos passos

    Os vencedores de cada categoria receberão R$ 4 mil via Pix e uma visita técnica a atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, com foco na comercialização de souvenirs artesanais. A divulgação dos produtos pré-selecionados ocorrerá em breve, e a exposição final, junto à cerimônia de premiação, está marcada para 7 de dezembro de 2025, no Mercado Público Barrageiro.

    concurso de artesanato sustentável, Lago de Itaipu, Foz do Iguaçu, artesanato sustentável, economia criativa, turismo, premiação, oficinas de artesanato, artesanato reciclável, artesanato natural, artesanato industrializado, Itaipu Parquetec, Adetur Cataratas e Caminhos, Sebrae, Rede de Cooperação do Artesanato


    Com informações da Assessoria – Foto: divulgação