Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
Câmara aprova proibição de nomeação de condenados em concursos públicos

Câmara aprova proibição de nomeação de condenados em concursos públicos

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que proíbe a nomeação e a contratação de pessoas condenadas por racismo ou por crimes de violência doméstica e familiar, além de crimes contra crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.

Impedimento temporário para cargos públicos

De acordo com o texto, a restrição valerá apenas para condenações com decisão judicial definitiva. Nesses casos, a pessoa ficará impedida de assumir cargo público por cinco anos após o trânsito em julgado. Além disso, a participação em licitações públicas também poderá ser proibida por até cinco anos, conforme a gravidade do crime.

Alterações no projeto original

A aprovação ocorreu com base no Projeto de Lei 2556/21, de autoria do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que recebeu substitutivo da relatora, deputada Delegada Ione (Avante-MG). Ela ampliou o escopo para incluir os crimes de racismo e contra pessoas com deficiência, destacando que a proibição só se aplica em casos de condenação definitiva.

Segundo a parlamentar, a retirada da hipótese de proibição baseada em medidas cautelares foi necessária para evitar questionamentos sobre a constitucionalidade da proposta.

Leis impactadas

Em vez de alterar a Lei 8.112/90, que trata do regime jurídico dos servidores federais, as novas regras serão incorporadas diretamente às legislações específicas de proteção, como:

  • Lei Maria da Penha
  • Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Estatuto do Idoso
  • Estatuto da Pessoa com Deficiência
  • Lei do Racismo
  • Nova Lei de Licitações
  • Lei das Estatais

Próximos passos

A proposta seguirá para análise conclusiva das comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, ainda precisará passar pelo Senado antes de se tornar lei.

Confira também outras notícias de política no Blog do Lago.

condenados, concursos públicos, Câmara aprova proposta, proibição nomeação condenados, crimes racismo concurso público, violência doméstica concurso público, impedimento posse cargo público, projeto de lei 2556/21, deputada Delegada Ione, Gonzaga Patriota PL, Lei Maria da Penha concursos, Estatuto da Criança concursos, Estatuto do Idoso cargos, Estatuto da Pessoa com Deficiência concursos, Lei do Racismo concursos públicos, Blog do Lago política



Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Geórgia Moraes

Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados