Turismo náutico no Lago de Itaipu pode transformar a região

Conselho dos Lindeiros debate turismo náutico em Assembleia Geral
O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu realizou, nesta quarta-feira (04), sua Assembleia Geral Ordinária, reunindo prefeitos, vereadores, representantes de associações comerciais e os novos gestores eleitos para 2025-2028. O turismo náutico foi o principal tema da pauta.
A reunião contou com a presença de Oliver Hillel, vice-presidente do Instituto Orizzonte, que apresentou um estudo náutico e diagnóstico estratégico do Lago de Itaipu. Este trabalho, contratado pelo Itaipu Parquetec, busca mapear os potenciais e desafios do setor na região.
“Nos próximos 15 dias, estaremos em contato direto com prefeitos, secretários e representantes do setor para entender melhor a realidade regional. A ideia é, em 2025, começar a implementar soluções e abrir caminhos para um plano diretor mais amplo”, destacou Hillel. Ele enfatizou que o potencial inexplorado do lago pode ser um divisor de águas, promovendo turismo, pesca sustentável e lazer.
“Um uso consciente do lago melhora a qualidade da água, gera renda e promove orgulho na comunidade local”, complementou.
Avanços Regionais
O presidente do Conselho dos Lindeiros, Evandro Grade (Zado), reforçou a relevância da assembleia para alinhar as ações estratégicas dos 16 municípios. “Foi uma oportunidade de discutir projetos em andamento, como o estudo náutico, as terceiras pistas nas rodovias, e inovações como o programa Mais Ideb e o Convênio Linha Ecológica”, explicou.
Segundo Zado, o estudo apresentado pelo Instituto Orizzonte será fundamental para embasar um futuro plano diretor. “O turismo náutico é uma oportunidade de gerar empregos e renda para toda a região lindeira”, afirmou.
Próximos Passos
O diagnóstico inicial deve ser entregue em 90 dias, servindo de base para um plano estratégico de uso sustentável do lago, com benefícios econômicos e ambientais.
O turismo náutico tem o potencial de se consolidar como um dos principais atrativos da região, promovendo o desenvolvimento integrado e sustentável entre os municípios lindeiros.
Fórum Permanente
O estudo náutico foi contratado como parte das ações do Fórum Permanente de Turismo Náutico do Lago de Itaipu, composto por Itaipu Parquetec, Itaipu Binacional, Adetur Cataratas e Caminhos e o Conselho dos Lindeiros.
Essa articulação busca fortalecer as parcerias e impulsionar o turismo como um motor de desenvolvimento regional.
Com informações da Assessoria – Foto: divulgação