Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
Fortes Chuvas Causam Apagão em Todo o Paraná; Copel Intensifica Esforços para Restabelecer Energia

    Técnicos e eletricistas da Copel estão trabalhando em ritmo acelerado para recuperar a rede elétrica após as fortes chuvas que atingiram o Paraná nesta sexta-feira (20). Segundo o Simepar, o estado foi impactado por uma frente fria, que trouxe ventos de até 75 km/h e tempestades com grande incidência de raios, especialmente nas regiões Oeste e Sul.

    No auge do temporal, às 16h50, cerca de 327 mil imóveis ficaram sem energia em todo o Estado. Atualmente, 260 mil residências ainda estão sem luz, com mais de 5 mil ocorrências registradas, cada uma representando danos em diferentes pontos da rede, que precisam ser verificados e reparados individualmente.

    Impacto nas Regiões

    A região Leste é uma das mais afetadas, com 83 mil domicílios sem energia, sendo 22 mil deles na capital, Curitiba. Durante a tarde, mais de 90 mil imóveis na cidade sofreram interrupções no fornecimento.

    No Norte do Paraná, 85 mil domicílios estão sem luz, sendo 20 mil em Londrina. O Centro-Sul registra 66 mil residências sem energia, com 12 mil dessas em Ponta Grossa.

    A situação também é crítica na região Oeste, onde 27 mil imóveis estão sem eletricidade, incluindo 5 mil em Santo Antônio do Sudoeste e 4 mil em Vitorino. No Noroeste, 25 mil unidades consumidoras estão sem energia, sendo 6 mil em Maringá. Municípios como Vitorino, Francisco Beltrão e Santa Terezinha de Itaipu também possuem mais de mil imóveis afetados cada.

    Medidas de Segurança

    A Copel alerta a população para evitar áreas com postes danificados e fios caídos, que podem representar risco à segurança. Qualquer situação de perigo deve ser reportada imediatamente pelo telefone 0800 51 00 116. A falta de luz pode ser informada pelo aplicativo da Copel, pelo site www.copel.com ou pelo número de WhatsApp (41) 3013-8973.

    A expectativa é que os serviços de restabelecimento continuem de forma intensa até que todas as regiões afetadas tenham a energia normalizada.

    Com informações da Assessoria – Imagem meramente ilustrativa