🚨 Novo Programa Chapéu de Palha Nacional: Segurança para Agricultores Desempregados! 🌾

Audiência Pública - Reestruturação, valorização e fortalecimento das carreiras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Dep. Socorro Neri (PP - AC)

A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados aprovou proposta que cria o programa Chapéu de Palha Nacional, em benefício do agricultor ou do extrativista temporariamente desempregado em razão de entressafra, eventos climáticos adversos, como inundações, estiagens e queimadas, ou estado de emergência reconhecido pelo poder público.

A proposta prevê a concessão do seguro-desemprego, no valor de um salário mínimo, ao agricultor ou extrativista desempregado que exerça sua atividade individualmente ou em regime de economia familiar; não disponha de outra fonte de renda; não receba nenhum benefício continuado da Previdência ou da Assistência Social, exceto auxílio-acidente e pensão por morte; e seja filiado à Previdência Social como segurado especial. O seguro-desemprego será concedido por até cinco meses.

O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público ao Projeto de Lei 527/20, do ex-deputado Jerônimo Goergen (RS); e apensados (PLs 2008/21, e PL 2614/21). O parecer da relatora, deputada Socorro Neri (PP-AC), foi favorável a esse substitutivo. 

Para a relatora, a aprovação das propostas é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores mais vulneráveis diante dos eventos climáticos extremos. “ Ao proteger esses profissionais, estamos indiretamente salvaguardando a segurança alimentar do País e a continuidade das atividades econômicas que dependem diretamente da estabilidade dessas áreas”, avaliou Socorro Neri. 

Recursos
Conforme o substitutivo, o pagamento será feito com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e o Poder Executivo fica autorizado a criar um fundo específico para a concessão do benefício.

A habilitação ao seguro será feita perante o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio da apresentação do atestado de filiação a sindicato de trabalhadores rurais ou a cooperativa de produtores rurais ou outro documento que comprove sua condição de produtor rural ou extrativista.

A proposta prevê ainda a oferta de cursos de alfabetização e de capacitação nas áreas de saúde preventiva, economia familiar, meio ambiente, geração de renda, cidadania e reforço alimentar aos beneficiários do programa Chapéu de Palha Nacional.

Próximos passos
O programa ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Lara Haje
Edição – Roberto Seabra

Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Renato Araujo/Câmara dos Deputados

Related Posts

Podas de árvores serão permitidas de maio a julho em Missal

Respeite o cronograma de recolhas de galhos e lembre-se de que podas drásticas são proibi

Poda de árvores em Missal: veja regras e prazos entre maio e julho

Nos últimos anos, a administração de Missal definiu que o período de poda de árvores no município ocorrerá entre os meses de maio a julho, sem necessidade de requerimento prévio…

Leia Mais!
Dia do Desafio 2025 é lançada em Marechal Cândido Rondon

Evento está marcado para o dia 28 de maio

Na manhã desta quarta-feira (14), foi realizado n

Dia do Desafio 2025 será celebrado em Marechal Rondon no dia 28 de maio

Na manhã desta quarta-feira (14), foi realizado no Sesc Marechal o lançamento oficial do Dia do Desafio 2025, campanha mundial que incentiva a prática de esportes e atividades físicas. O…

Leia Mais!
Santa Terezinha de Itaipu realiza blitz educativa do Maio Amarelo 

Na tarde desta quarta-feira (14), o Departamento Municipal de Trânsito de Santa Te

3 ações do Maio Amarelo em Santa Terezinha de Itaipu chamam atenção para segurança no trânsito

3 ações do Maio Amarelo em Santa Terezinha de Itaipu chamam atenção para segurança no trânsito Na tarde desta quarta-feira (14), o Departamento Municipal de Trânsito de Santa Terezinha de…

Leia Mais!
Viaduto

5 razões para instalar semáforo urgente no viaduto da BR-277 em Santa Terezinha de Itaipu

5 razões para instalar semáforo urgente no viaduto da BR-277 em Santa Terezinha de Itaipu O problema da falta de semáforo no viaduto da BR-277 em Santa Terezinha de Itaipu…

Leia Mais!
Paraná lança programa inédito no Brasil para idosos conquistarem o sonho da casa própria

Casa Fácil Terceira Idade: 80 mil de subsídio para idosos

Casa Fácil Terceira Idade: 80 mil de subsídio para idosos O programa Casa Fácil Terceira Idade, lançado nesta terça-feira (13) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, vai conceder subsídios de…

Leia Mais!