Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
39 poços artesianos levam água potável a 1.253 famílias no Paraná

39 poços artesianos levam água potável a 1.253 famílias no Paraná

O acesso à água potável em áreas rurais do Paraná avançou significativamente no primeiro semestre de 2025. Por meio do Programa Água no Campo, o Governo do Estado, via Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e o Instituto Água e Terra (IAT), perfurou 39 poços artesianos entre janeiro e junho deste ano.

A ação beneficiou diretamente 1.253 famílias de 21 municípios, incluindo o município de Missal. O investimento total foi de R$ 560.513,07, com o objetivo de substituir fontes de água vulneráveis à contaminação e garantir segurança sanitária e hídrica para comunidades rurais.

Poços artesianos: alternativa segura para o abastecimento

Os poços artesianos têm papel essencial na substituição de minas d’água, frequentemente expostas a agrotóxicos e coliformes fecais, além de dependerem do nível de chuvas. Em várias localidades, os novos poços também substituem o abastecimento feito por caminhões-pipa, trazendo estabilidade e autonomia hídrica para a população.

A melhoria no acesso à água impacta diretamente na saúde, produção agrícola e permanência das famílias no campo. A ação fortalece a segurança alimentar e a qualidade de vida em regiões historicamente afetadas pela seca e pela má qualidade da água.

Municípios beneficiados no 1º semestre

Entre os 21 municípios beneficiados com os poços artesianos no Paraná estão:

  • Missal
  • Santa Helena
  • Toledo
  • Nova Aurora
  • Guaraniaçu
  • Entre outros (a lista completa pode ser conferida no site do Governo do Paraná).

Água no Campo: política pública estratégica

O Programa Água no Campo é uma das iniciativas mais importantes do estado para promover o desenvolvimento sustentável nas áreas rurais. Ele tem como foco o fortalecimento da permanência das famílias no campo com qualidade de vida e acesso a direitos básicos, como o abastecimento de água potável.

A expectativa é de que novos investimentos ampliem a cobertura do programa nos próximos meses, alcançando ainda mais famílias e reforçando a infraestrutura hídrica do estado.

A perfuração dos poços em Missal e em outros municípios reforça o compromisso do Paraná com a inclusão social e a sustentabilidade ambiental.


Poço artesiano perfurado em Missal - Programa Água no Campo

Fonte: Agência Estadual de Notícias (AEN)


poços artesianos, água potável no campo, programa água no campo, Missal Paraná, famílias rurais beneficiadas, perfuração de poços Paraná, IAT Sedest, abastecimento rural PR, segurança hídrica, combate à seca, Governo do Paraná, sustentabilidade rural, água para agricultura familiar, poços Missal 2025, qualidade da água

 

Com informações da Assessoria – Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST-PR