1ª Festa Nacional do Músico reúne multidão em São Miguel do Iguaçu
1ª Festa Nacional do Músico reúne multidão em São Miguel do Iguaçu
O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu realizou na noite de quarta-feira, 15 de outubro, a abertura oficial da 1ª Festa Nacional do Músico, um evento que celebra a cultura, a alegria e o talento que unem o povo são-miguelense e artistas de todo o Brasil.
Grande público marca a abertura da 1ª Festa Nacional do Músico
A Rua Coberta Addy Cavalca ficou completamente lotada, com o público vibrando nas primeiras apresentações e no reencontro de músicos vindos de várias regiões do país, especialmente do Sul. O evento transformou São Miguel do Iguaçu em um grande palco de confraternização artística, reunindo talentos que fazem da música um símbolo de união e identidade cultural.
Homenagens emocionam público e artistas
Durante a cerimônia de abertura, foram prestadas homenagens a personalidades e grupos que marcaram a história da festa, como a tradicional Banda Os Atuais, de Tucunduva (RS), idealizadora do evento em 1987.
O vocalista da banda, Olmar Kullmann, expressou sua emoção ao ser homenageado: “Tudo começou em Tucunduva e estou emocionado em ser reconhecido aqui em São Miguel do Iguaçu. Conseguimos reunir mais de 60 bandas nas últimas edições e ver essa retomada me enche de gratidão”, disse.
Outro homenageado, o músico e produtor Renato Dotto, ressaltou a importância de manter viva a tradição. “Ver a Festa do Músico renascer em São Miguel do Iguaçu é emocionante. São décadas de história e amor pela música. É lindo ver novas gerações dando continuidade a esse movimento que valoriza o artista e celebra a arte que nos conecta”, afirmou.
Evento promove turismo e integração cultural
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valcir Teixeira, destacou o sucesso da programação do primeiro dia, que começou com uma missa e seguiu com diversas atividades e apresentações musicais. Segundo ele, “a Rua Coberta se transformou em um grande centro de eventos, com grupos musicais do Brasil e da Argentina. O festival conta ainda com praça de alimentação e cerca de 20 bandas se apresentarão nestes dois dias”.
A presidente da Câmara Municipal, Juliane Dandolini, reforçou o impacto positivo da iniciativa: “É um orgulho sediar um evento que reúne tantas histórias e talentos. A música é um elo que une gerações e fortalece nossa comunidade”.
São Miguel do Iguaçu: capital da música
O vice-prefeito Cláudio Rodrigues destacou o orgulho do município: “Nestes dois dias, São Miguel do Iguaçu é a capital brasileira da música. É um evento pensado para toda a comunidade e somos gratos a todos que colaboraram para esse brilhante acontecimento”.
O prefeito Boaventura Motta ressaltou a importância cultural da festa: “Esta celebração representa a união dos povos através da música. Nosso município se orgulha em acolher artistas de tantas regiões e valorizar essa cultura que faz parte da nossa identidade”.
Programação continua nesta quinta-feira
A programação da 1ª Festa Nacional do Músico segue nesta quinta-feira, 16, com uma roda de chimarrão entre os músicos às 16h, seguida de novas apresentações a partir das 19h, novamente na Rua Coberta Addy Cavalca.
Veja todas as fotos do evento na fan page oficial da Prefeitura de São Miguel do Iguaçu.
Para mais notícias da região, acesse a seção de Cultura no Blog do Lago.
Com informações da PMSMI – Foto: Divulgação