🚫 Junho Paraná Sem Drogas 2024: Descubra as Ações de Prevenção e Conscientização
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), iniciou nesta terça-feira (4) a campanha Junho Paraná Sem Drogas edição 2024. O evento de abertura aconteceu no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Foram ministradas palestras e premiadas as equipes de estudantes vencedoras do concurso com o tema prevenção às drogas.
A campanha, instituída pela Lei Estadual nº 19.121 de 2017, é realizada pelo Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas ((NEPSD), da Sesp, e objetiva conscientizar a população sobre os riscos do uso e a importância da prevenção. O mês todo será dedicado a ações antidrogas, como palestras e outras atividades. A Secretaria da Saúde (Sesa) também tem atividades agendadas em Araucária, Colombo, Lapa, Pinhais, Quitandinha e São José dos Pinhais.
“Temos um intenso trabalho no combate às drogas, seja de repressão ou de prevenção. Nossa atuação durante o mês de junho colabora para que as pessoas tenham ciência do malefício das drogas. Ao longo do mês serão ministradas palestras para a comunidade, que são importantes também para os nossos policiais e para profissionais da educação e saúde”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
Além da prevenção e envolvimento da comunidade, a Sesp capacita seus profissionais de forma contínua para repressão ao tráfico. Somente no primeiro quadrimestre deste ano, foram tiradas mais de 90 toneladas de drogas de circulação em todo o Paraná. No primeiro trimestre, o Paraná foi o estado que mais apreendeu maconha, com 51 toneladas.
No evento abertura da campanha também foi lançado o folder “Uso Indiscriminado de Medicamentos” para disseminar informações essenciais sobre a utilização responsável. Ele conscientiza e destaca os perigos associados à automedicação e ao uso inadequado de medicamentos.
De acordo com o coordenador do Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas, Renato Figueiroa, um dos objetivos da campanha é difundir os danos que o uso excessivo de remédios causa. “No Junho Paraná Sem Drogas visamos conscientizar a população sobre o consumo racional de medicamentos. Jovens fazem uso de remédios para outras finalidades e essa é a nossa preocupação. Vamos trazer especialistas que possam falar sobre os malefícios desses atos e incentivar o uso consciente de medicamentos”, disse o coordenador.
Para a presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas, Juliane Maria Fonseca Silva, o Junho Paraná Sem Drogas traz visibilidade para ações desenvolvidas no combate ao uso de entorpecentes ao longo de todo o ano. “Usamos o mês de junho para uma divulgação conjunta das nossas ações. Com esses projetos, palestras e eventos, conseguimos abordar mais o tema e fazer a diferença na sociedade, alertando a população sobre os danos relacionados ao uso das drogas”, comentou.
PREMIAÇÃO – A fim de alcançar o público de forma integrada, foi promovido pelo NEPSD, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), um concurso para adolescentes da rede estadual de ensino. Lançado no fim do ano passado, o concurso propôs aos estudantes a produção de audiovisuais de até um minuto sobre prevenção do uso de drogas.
Os três vídeos vencedores do 7º Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual Sobre Drogas foram premiados no evento de abertura. Neste ano, a obra “Escolhas”, elaborada pelos alunos Vinicius Barboza de Assis, Anahelly Vitoria Senk, Camilli Vitoria Sousa Rodrigues, Giovana Aparecida Vieira Patzki e Mariana Paula Silvério, do Colégio Estadual Sagrada Família, em Campo Largo, foi vencedora. Eles foram orientados pela professora Clarice Foster Cordeiro.
O vídeo vencedor será exibido em todas as sessões das salas de cinema do Paraná durante o mês de junho. Nas redes sociais do NEPSD foram publicados também os vídeos que garantiram o segundo e terceiro lugares. Eles recebem ainda um certificado e são veiculados no YouTube do NEPSD.
PROGRAMAÇÃO – Após a abertura oficial foi ministrada uma palestra com o tema “Psicofarmacologia e o abuso de medicamentos na vida contemporânea”, com a médica psiquiatra Patrícia Piper. Em seguida, o médico psiquiatra Caio Bonadio abordou o “Uso indiscriminado de hipnóticos benzodiazepínicos e não benzodiazepínicos: histórico e panorama atual”.
Nesta quarta-feira (5), às 9h, está previsto o evento “Pessoas com deficiência: qualidade de vida e prevenção ao abuso de drogas lícitas”, no auditório Ary Florêncio Guimarães, no prédio do Ministério Público do Paraná.
Toda a programação poderá ser verificada no site do NEPSD.
Com informações da AEN – Foto: Ricardo Almeida/SESP