Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
🌍🎭 Espetáculo “Três Gotinhas de Chuva”: Conscientização Ambiental para Crianças nas Escolas 🏫

    A Itaipu Binacional, em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Secretaria Municipal da Educação, organizou uma peça teatral para 50 escolas municipais de Foz do Iguaçu.

    A ação faz parte do convênio Educação Ambiental, Ciência e Sustentabilidade III, que, neste primeiro semestre de 2024, levará informações sobre o ciclo da água para 18 mil alunos do Ensino Fundamental I. A série de apresentações da peça "Três Gotinhas de Chuva" iniciou na última quarta-feira (20), na Escola Municipal Jorge Amado, e se estenderá até o dia 19 de junho.

    Os temas do convênio Educação Ambiental, Ciência e Sustentabilidade III são escolhidos conforme a agenda ambiental. A narrativa deste semestre destaca o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) número 6, "Água e Saneamento".

    Além de abordar a conservação da água e a proteção do meio ambiente, a peça também ensina às crianças quais práticas devem adotar para criar um mundo justo e sustentável.

    Três Gotinhas de Chuva

    Nesta terça-feira (26), os alunos da Escola Municipal Rosália de Amorim Silva assistiram à apresentação. Pela manhã, 150 crianças do 1º ao 5º ano aprenderam sobre a preservação ambiental de forma lúdica e divertida.

    Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Inês Camargo de Andrade da Silva, a peça fortalece as ações dos professores em sala de aula. "Para as crianças, isso é muito importante, porque tudo o que elas estudaram e aprenderam sobre o tema é concretizado no teatro. Já para nós, professores, é uma valorização do nosso trabalho", contou.

    Até junho, a Troupe Luz da Lua, companhia responsável pela peça teatral, realizará 100 apresentações, com dois espetáculos em cada escola, um no turno da manhã e outro no da tarde.

    Conscientização

    Segundo Fabiane Colling, gestora do convênio pela Itaipu, essas ações socioambientais estão alinhadas com as missões da empresa. "A água é essencial para a sobrevivência e, no nosso caso, a água produz energia. Com essa produção, nós conseguimos realizar ações de conscientização para preservar a água e, consequentemente, produzir mais energia. É um ciclo importante para a sobrevivência do planeta, tanto agora quanto para as futuras gerações", afirmou.

    "Temos a capacidade de levar informações para ambientes que muitas vezes não conseguimos alcançar dentro dos escritórios, como as escolas, por exemplo", disse Talita Aparecida Reis Theriba, uma das gestoras do convênio pelo PTI.

    Com informações da Assessoria – Foto: divulgação