⚡ Aneel muda bandeira tarifária de setembro para vermelha patamar 1! Saiba como isso afeta sua conta 🔥

Energia elétrica terá bandeira vermelha patamar 2 em setembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) comunicou o acionamento da bandeira tarifária vermelha patamar 1, em setembro, depois que o Operador Nacional do Sistema (ONS) fez uma correção de informações do Programa Mensal de Operação (PMO). Anteriormente, a Aneel havia anunciado a bandeira vermelha patamar 2 nas contas de energia elétrica deste mês. Com a correção, haverá um acréscimo de aproximadamente R$ 4,46, um pouco menor que o anunciado no final de agosto.

Por conta dessa alteração, a Aneel solicitou à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) uma avaliação das informações e o recálculo dos dados que indicaram o acionamento da bandeira vermelha patamar 1. Além disso, a diretoria da agência informou que serão instaurados processos de fiscalização para auditar os procedimentos dos agentes envolvidos na definição da PMO e cálculo das bandeiras.

A Aneel esclarece que a mudança da bandeira tarifária é válida desde 1° de setembro. Para as contas que já foram faturadas com o patamar 2, a devolução da diferença será feita até o segundo ciclo posterior à constatação do ajuste.

Bandeira vermelha

Segundo a Aneel, o aumento da tarifa de energia elétrica foi motivado pela previsão de chuvas abaixo da média nos reservatórios das hidrelétricas, o que provocou o acionamento das usinas termelétricas, que são mais caras para produzir energia.

Essa é a primeira vez desde agosto de 2021 que a bandeira vermelha patamar 2 é acionada. Desde então, houve uma sequência de bandeiras verdes, quando não há cobrança extra da fatura de energia elétrica. Apenas em julho deste ano os boletos vieram com bandeira amarela (R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos), seguido por bandeira verde novamente em agosto.

Segundo o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB) Ivan Camargo, o esquema de bandeiras tarifárias permite que o consumidor saiba com antecedência quando a cobrança será mais cara.

“Antigamente, antes do uso da bandeira tarifária, o consumidor só saberia que a energia estava cara no ano seguinte, no reajuste da conta de luz. Hoje, temos um sinal instantâneo. A gente sabe que, nesse mês de setembro, teremos o custo da energia mais cara. É uma forma de indicar ao consumidor que, nesse período do ano, período historicamente seco, nós teremos uma energia mais cara devido ao uso das termoelétricas.”

Segundo a Aneel, antes do esquema de bandeiras, o repasse dos custos de acionamento das termelétricas na seca, por exemplo, era feito apenas no reajuste tarifário anual. Dessa forma, o brasileiro não sabia quando deveria diminuir o consumo.

Mas, para o professor Ivan Camargo, o uso consciente de energia elétrica deve ser feito o ano todo, independentemente da bandeira tarifária em vigência.

“Nós estamos passando por um período dificílimo. O pessoal chama de transição energética, os problemas climáticos que estamos sofrendo. Todo consumidor consciente tem que economizar energia porque a produção da energia elétrica, ou qualquer outra energia, produz efeitos climáticos e ambientais, de forma que o consumo tem que ser sempre consciente.”

Entre as principais recomendações para evitar o desperdício da energia elétrica estão: 

    • evite tomar banhos longos em chuveiro elétrico;

 

    • não deixe luzes acesas durante o dia ou em ambientes desocupados;

 

    • opte por comprar aparelhos com o selo de eficiência A do Inmetro e lâmpadas de LED, que são mais eficientes e gastam menos;

 

    • acumule roupas para lavar e passar de uma vez;

 

    • priorize a iluminação e ventilação natural, entre outras.

Com informações do Brasil 61 – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Related Posts

Instalação da comissão e eleição de presidente e vice-presidentes. Dep. Pastor Eurico (PL-PE)

FGTS direto no salário? Novo projeto pode mudar tudo! 📢

O Projeto de Lei 335/25 altera a legislação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para permitir que o trabalhador receba mensalmente junto com o salário os valores…

Leia Mais!
Agentes da Polícia Federal investigam esquema de fraude bilionária no INSS

Fraude Bilionária no INSS: PF Desvenda Esquema que Lesou Milhões de Aposentados

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta quarta-feira (23/04) a Operação Sem Desconto, que revelou um esquema de descontos associativos indevidos sobre aposentadorias…

Leia Mais!
PREVISÃO DO TEMPO: Norte com alerta para chuvas intensas nesta quarta (23)

Previsão do tempo 23/04: Norte com alerta de chuvas fortes ⛈️

Mais um dia com chuva prevista para toda a região Norte do país. Será uma quarta-feira com possibilidade de chuvas intensas, inclusive com alerta emitido pelo Inmet que indica a…

Leia Mais!
PREVISÃO DO TEMPO: perigo de acumulado de chuvas para o recôncavo baiano

Previsão do tempo 23/04: Chuva forte e alerta na Bahia 🌧️⚠️

A presença de uma frente fria no oceano desde o começo da semana continua trazendo chuvas persistentes e intensas para a região do Recôncavo Baiano, com maior destaque para Salvador,…

Leia Mais!
PREVISÃO DO TEMPO: MS e MT sob alerta de chuvas intensas

Previsão do tempo 23/04: Alerta de chuvas no Centro-Oeste ⛈️

Mais um dia com alerta de chuvas intensas previstas para parte do Centro-Oeste. O alerta amarelo, que indica perigo potencial para chuvas intensas, foi emitido para todo o estado de…

Leia Mais!
PREVISÃO DO TEMPO: tempo claro e sol predominam no Sudeste

Previsão do tempo 23/04: Sol forte e clima seco no Sudeste ☀️

Sol forte e tempo firme predominam no Sudeste brasileiro nesta quarta-feira (23). Sem avisos de chuva nem alertas emitidos pelo Instituto de Meteorologia, o dia deve ser de céu claro,…

Leia Mais!