As unidades de saúde do SUS continuam mobilizadas pela Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, por todo Brasil. E a vacina contra a gripe oferecida nas salas de vacinação é a trivalente. O imunizante segue as orientações de produção dadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e protege contra as principais cepas do vírus.
O infectologista André Prudente, diretor-geral do Hospital Giselda Trigueiro, de Natal, Rio Grande do Norte, explica o motivo da dose ser trivalente.
“A vacina atual tem três subtipos, que são os que estão circulando no mundo atualmente: o subtipo A H1N1, o A H3N2 e o influenza B. Então o fato dela ser trivalente significa que protege contra esses três tipos.”
O especialista complementa: não há problema em tomar a vacina trivalente da gripe junto com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, como o da Covid-19, por exemplo.
Para os que ficam preocupados com os efeitos colaterais, o doutor André Prudente afirma que a vacina da gripe é segura.
“Ela [a trivalente] não é de vírus vivo, então não vai dar gripe por causa da vacina. Ela pode dar uma dor local, pode ter um pouquinho de febre, mas normalmente não mais do que isso.”
Faça parte do Movimento Nacional Pela Vacinação e diga sim para a vacina contra a gripe. Procure uma Unidade Básica de Saúde com a Caderneta de Vacinação ou documento com foto.
Para mais informações, acesse: www.gov.br/vacinacao.
Com informações do Brasil 61 – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Inmet emite alerta de chuvas intensas no Centro-Oeste O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu…
Lotofácil 3523: confira os números e o resultado O concurso 3523 da Lotofácil foi realizado…
Inmet emite alerta de ventos e vendaval no Sul do Brasil O Instituto Nacional de…
Foz do Iguaçu vai ganhar teatro com 500 lugares Foz do Iguaçu vai ganhar um…
Expolândia 2025 em Itaipulândia terá show de Guilherme & Benuto Itaipulândia se prepara para viver…
Vagas de Emprego em São Miguel do Iguaçu: confira as oportunidades A Agência do Trabalhador…