Turismo náutico no Lago de Itaipu pode transformar a região

Lindeiros destaca turismo náutico como principal pauta em Assembleia Ordinária
O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaip

Conselho dos Lindeiros debate turismo náutico em Assembleia Geral

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu realizou, nesta quarta-feira (04), sua Assembleia Geral Ordinária, reunindo prefeitos, vereadores, representantes de associações comerciais e os novos gestores eleitos para 2025-2028. O turismo náutico foi o principal tema da pauta.

A reunião contou com a presença de Oliver Hillel, vice-presidente do Instituto Orizzonte, que apresentou um estudo náutico e diagnóstico estratégico do Lago de Itaipu. Este trabalho, contratado pelo Itaipu Parquetec, busca mapear os potenciais e desafios do setor na região.

“Nos próximos 15 dias, estaremos em contato direto com prefeitos, secretários e representantes do setor para entender melhor a realidade regional. A ideia é, em 2025, começar a implementar soluções e abrir caminhos para um plano diretor mais amplo”, destacou Hillel. Ele enfatizou que o potencial inexplorado do lago pode ser um divisor de águas, promovendo turismo, pesca sustentável e lazer.

“Um uso consciente do lago melhora a qualidade da água, gera renda e promove orgulho na comunidade local”, complementou.

Avanços Regionais

O presidente do Conselho dos Lindeiros, Evandro Grade (Zado), reforçou a relevância da assembleia para alinhar as ações estratégicas dos 16 municípios. “Foi uma oportunidade de discutir projetos em andamento, como o estudo náutico, as terceiras pistas nas rodovias, e inovações como o programa Mais Ideb e o Convênio Linha Ecológica”, explicou.

Segundo Zado, o estudo apresentado pelo Instituto Orizzonte será fundamental para embasar um futuro plano diretor. “O turismo náutico é uma oportunidade de gerar empregos e renda para toda a região lindeira”, afirmou.

Próximos Passos

O diagnóstico inicial deve ser entregue em 90 dias, servindo de base para um plano estratégico de uso sustentável do lago, com benefícios econômicos e ambientais.

O turismo náutico tem o potencial de se consolidar como um dos principais atrativos da região, promovendo o desenvolvimento integrado e sustentável entre os municípios lindeiros.

Fórum Permanente

O estudo náutico foi contratado como parte das ações do Fórum Permanente de Turismo Náutico do Lago de Itaipu, composto por Itaipu Parquetec, Itaipu Binacional, Adetur Cataratas e Caminhos e o Conselho dos Lindeiros.

Essa articulação busca fortalecer as parcerias e impulsionar o turismo como um motor de desenvolvimento regional.

Com informações da Assessoria – Foto: divulgação

Related Posts

Mercedes vai ganhar um frigorífico de peixes!

Com geração de 60 empregos diretos, a empresa Copplider, com sede em Cuiabá, está instalando sua nova

Frigorífico de peixes em Mercedes vai gerar 60 empregos

O município de Mercedes, no oeste do Paraná, está prestes a dar um salto em sua economia com a chegada de um novo empreendimento: um frigorífico de peixes com previsão…

Leia Mais!
a4ec976a e204 4f5f 9d29 61a1dbd546c1

Monumento a Santa Teresinha: 7 motivos para apoiar essa proposta

  Santa Terezinha de Itaipu poderá ganhar um novo símbolo de fé, cultura e desenvolvimento econômico: o vereador Alexandro Tavares Pereira (PSDB), juntamente com outros parlamentares, indicou ao prefeito Antonio…

Leia Mais!
A Prefeitura de Foz do Iguaçu esclarece que a ação de retirada de barracos e lonas no bairro Três Lagoas foi realizada em área pública invadida de for

Prefeitura de Foz esclarece retirada em área invadida no Três Lagoas

  A Prefeitura de Foz do Iguaçu esclareceu neste domingo (11) que a ação de retirada de barracos e lonas no bairro Três Lagoas foi realizada em uma área pública…

Leia Mais!
ChatGPT Image 10 de mai. de 2025 20 16 11

Copel mobiliza 57 equipes, mas não explica queda de energia em Santa Terezinha

  A Companhia Paranaense de Energia (Copel) divulgou neste sábado (10) uma nota oficial informando os esforços para restaurar o fornecimento de energia no Oeste do Paraná, severamente afetado por…

Leia Mais!
CAFÉ COLONIAL DE MISSAL

O tradicional Café Colonial de Missal chega a 31ª edição e tem data definida. Será no dia 14 de junho, a partir das 18h, no C

31º Café Colonial de Missal já tem data marcada para junho

  Missal se prepara para mais uma edição do seu tradicional Café Colonial. O evento chega à sua 31ª edição e já tem data definida: será realizado no dia 14…

Leia Mais!
Acesso à Linha Arara recebe asfaltamento

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon está promovendo melhorias no acesso à Linha Arara, especificamente n

4 Melhorias no Acesso à Linha Arara em Marechal Cândido Rondon

4 Melhorias no Acesso à Linha Arara em Marechal Cândido Rondon A Prefeitura de Marechal Cândido Rondon segue avançando nas obras de infraestrutura na região da Linha Arara, com foco…

Leia Mais!