Categories: Espiritual

São Policarpo: Fé inabalável até o martírio ⛪🔥

Origens Grande padre apóstolo
São Policarpo está entre os grandes padres apostólicos, ou seja, pertencia ao número daqueles que conviveram com os primeiros apóstolos e serviram de elo entre a Igreja primitiva e a Igreja do mundo greco-romano.

Seguidor exemplar de Cristo
São Policarpo foi ordenado Bispo de Esmirna pelo próprio São João, o Evangelista. De caráter reto, de elevado saber, amor à Igreja e fiel à ortodoxia da fé, era respeitado por todos no Oriente.

Escritos do próprio santo
A carta escrita por Policarpo aos Filipenses foi preservada. Nesta carta, ele diz: “Fique firme, e na sua conduta siga o exemplo do Senhor, firme e imutável em sua fé, ame seu irmão, amando a cada um e a todos, unidos na verdade e ajudando a cada um com a bondade do Senhor Jesus, não desprezando a nenhum homem”.

São Policarpo e a perseguição aos cristãos

Reação de impacto
Com a perseguição aos cristãos, o santo bispo de 86 anos escondeu-se até ser preso e levado para o governador, que pretendia convencê-lo de ofender a Cristo. Policarpo, porém, proferiu estas palavras: “Há oitenta e seis anos sirvo a Cristo, e nenhum mal tenho recebido dele. Como poderei rejeitar Aquele a quem prestei culto e reconheço como meu Salvador?”.

Páscoa
Condenado à morte no estádio da cidade de Esmirna, na província da Ásia, na atual Turquia, ele próprio subiu na fogueira e testemunhou para o povo: “Sede bendito para sempre, ó Senhor. Que o Vosso Nome adorável seja glorificado por todos os séculos”. Milagrosamente, as chamas não o machucavam, e ele continuava a cantar. Impressionados, os guardas chamaram um arqueiro para que ele perfurasse o santo com uma flecha. Ao ser atingido, seu sangue apagou as chamas. Os guardas tentaram de novo acender a pira, mas sem sucesso. O encarregado do martírio, furioso, ordenou que Policarpo fosse decapitado.

São Policarpo: muitos frutos

Curiosidade sobre o nome
São Policarpo viveu o seu nome: poli = muitos; carpo = fruto | muitos frutos, que foram regados com suor, lágrimas e, no seu martírio, no ano de 155, regado também com sangue.

Segundo a tradição
Por tratar-se de um santo do segundo século, as informações sobre ele nem sempre são precisas, e neste caso, segue-se a tradição. Acredita-se que Policarpo foi um dos primeiros organizadores do que hoje para nós é o Novo Testamento.

Minha oração
“Ó amor e zelo por Cristo e pela Igreja, como sóis lindo! Senhor, nosso Cristo, lhe pedimos, por intercessão de São Policarpo, amor e zelo pela nossa Igreja, a ponto de abrimos mão de nossa vida pela causa do Evangelho. Dai-nos essa graça, Senhor. Amém.”

São Policarpo, rogai por nós!


Outros santos e beatos com memória em 23 de fevereiro:

  • São Sireno ou Sinero, mártir, jardineiro denunciado por mulher luxuriosa exortada por ele. Foi preso, confessou ser cristão e, recusando-se a sacrificar aos deuses, morreu decapitado na Sérvia [† c. 307].
  • Santa Milburga, virgem e abadessa na Inglaterra [† 722].
  • São Viligiso, bispo na Alemanha [† 1011].
  • São João Teriste ou Ceifeiro, monge com imensa caridade para com os necessitados [† s. XI].
  • Beato Nicolau Tabouillot, presbítero e mártir, que, sendo pároco, foi preso durante a Revolução Francesa por atitudes evangelizadoras na França [† 1795].
  • Beata Rafaela Ibarra de Vilallonga, mãe de sete filhos, que, com o consentimento do esposo, fez votos religiosos e fundou o Instituto das Irmãs dos Anjos da Guarda [† 1900].
  • Beata Josefina Vanníni, virgem que fundou a Congregação das Filhas de São Camilo para assistir enfermos em Roma [† 1911].
  • Beato Luís Mzyk, presbítero da Sociedade do Verbo Divino e mártir, assassinado por militares dando testemunho de Cristo até a morte na Polônia [† 1942]
  • Beato Vicente Frelichowski, presbítero, que morreu com doença contraída na assistência aos doentes em campo de concentração na Alemanha [† 1945]

Fontes:

  • Foto: Igreja de São Policarpo, Turquia
  • vaticannews.va
  • Martirológio Romano
  • Liturgia das Horas
  • Livro “Um santo para cada dia” – Mário Sgarbossa – Luigi Giovannini [Paulus, Roma, 1978]

Pesquisa e Redação: Fernando Fantini – Comunidade Canção Nova

Com informações da Canção Nova – Foto: divulgação

blog6017_wp2

Recent Posts

Expolândia 2025 em Itaipulândia terá show de Guilherme & Benuto

Expolândia 2025 em Itaipulândia terá show de Guilherme & Benuto Itaipulândia se prepara para viver…

5 minutos ago

Vagas de Emprego em São Miguel do Iguaçu: confira as oportunidades

Vagas de Emprego em São Miguel do Iguaçu: confira as oportunidades A Agência do Trabalhador…

7 minutos ago

Gincana Jovens Lindeiros: Escoteiros de Marechal Cândido Rondon se destacam

Gincana Jovens Lindeiros: Escoteiros de Marechal Cândido Rondon se destacam Marechal Cândido Rondon segue firme…

7 minutos ago

Lar Cooperativa abre 5 vagas para Analista da Qualidade no Paraná

Lar Cooperativa abre 5 vagas para Analista da Qualidade no Paraná Lar Cooperativa anunciou novas…

8 minutos ago

Guaíra celebra 74 anos com show gratuito de Felipe & Rodrigo

Guaíra celebra 74 anos com show gratuito de Felipe & Rodrigo Guaíra completa 74 anos…

53 minutos ago

EPR Iguaçu inicia implantação de cercas na faixa de domínio das rodovias

EPR Iguaçu inicia implantação de cercas na faixa de domínio das rodovias A EPR Iguaçu…

2 horas ago