Santa Terezinha de Itaipu: Alimentação escolar de qualidade nutre o corpo e a mente dos alunos
Na cidade de Santa Terezinha de Itaipu, no Paraná, a alimentação escolar vai além de simplesmente matar a fome. Através de um investimento robusto em produtos frescos, nutritivos e da agricultura familiar, a Prefeitura Municipal garante que mais de 2.500 alunos da rede municipal de ensino recebam refeições balanceadas e saborosas, que contribuem para o seu crescimento, desenvolvimento biopsicossocial, aprendizagem e rendimento escolar.
Mais do que nutrir o corpo, a iniciativa visa formar hábitos alimentares saudáveis para toda a vida.
Cardápios personalizados e sem adição de açúcar
A nutricionista Rebeca Carolina Santos, responsável técnica pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município, elabora cinco cardápios diferentes por mês, adaptados para cada faixa etária e período escolar. Além disso, cardápios especiais são criados para atender às necessidades de alunos com alergias ou intolerâncias alimentares.
Um dos destaques da iniciativa é a retirada do açúcar adicionado das refeições, demonstrando o compromisso da Prefeitura com a saúde e o bem-estar dos estudantes.
Agricultura familiar: aliada na construção de uma alimentação saudável
A Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu reconhece a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento local e a qualidade da alimentação escolar. Por isso, cerca de 80% dos recursos do PNAE destinados à compra de alimentos são investidos na aquisição de produtos frescos e direto dos produtores do município.
Essa parceria garante não apenas alimentos mais saudáveis e saborosos para os alunos, como também fortalece a economia local e gera renda para as famílias agricultoras.
PROESTUFA: impulsionando a produção local
Para ampliar ainda mais a oferta de produtos da agricultura familiar, a Prefeitura Municipal criou o programa PROESTUFA. Com um investimento de mais de R$ 300 mil, o programa oferece apoio financeiro e técnico aos produtores rurais para que possam ampliar suas atividades e aumentar a produção de alimentos para a merenda escolar.
Em contrapartida, os produtores se comprometem a destinar 50% do valor recebido do município para programas sociais, como o próprio PNAE.
Um compromisso com o futuro
A iniciativa da Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu demonstra o compromisso da administração municipal com a educação e a saúde das crianças e jovens do município. Através de uma alimentação escolar de qualidade, com foco na nutrição e na utilização de produtos da agricultura familiar, a Prefeitura investe no futuro promissor dos alunos, preparando-os para os desafios que virão.
- Conheça mais sobre o programa de alimentação escolar de Santa Terezinha de Itaipu: https://www.stitaipu.pr.gov.br/educacao.html
- Contribua para o desenvolvimento da agricultura familiar no município: Entre em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Santa Terezinha de Itaipu.
Informações adicionais:
- Secretaria Municipal de Educação de Santa Terezinha de Itaipu: Telefone: (45) 3190-0426 | E-mail: educaçã[email protected]
- Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente de Santa Terezinha de Itaipu: Telefone: (45) 3190-0472 | E-mail: [email protected]
Com informações da Assessoria – Foto: divulgação