Categories: Regional

Sanepar inspeciona tubulação no Lago de Itaipu com mergulhadores

 

Sanepar inspeciona tubulação no Lago de Itaipu com mergulhadores

Publicado em 19/05/2025 por Blog do Lago

Sanepar contratou mergulhadores para inspecionar os 225 metros de tubulação subaquática localizada no Lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu. O objetivo da verificação periódica é garantir a integridade das estruturas ancoradas por cabos de aço submersos.

Trabalho subaquático garante segurança e abastecimento

Grande parte da operação foi realizada debaixo d’água. Além do registro de imagens de todo o percurso da tubulação, os mergulhadores realizaram reparos e substituíram peças desgastadas. A ação é fundamental para manter o funcionamento seguro da rede de abastecimento da cidade.

Segundo Wilson Bley, diretor-presidente da Sanepar, a operação dos sistemas de água e esgoto demanda serviços altamente especializados. “Com o compromisso de manter o abastecimento de água em quantidade e qualidade, a Companhia utiliza da melhor tecnologia disponível para manter o bom funcionamento dos equipamentos“, afirmou.

Prevenção de acidentes e impacto ambiental

O Lago de Itaipu é bastante movimentado por barcos de pesca, turismo e lazer. Segundo Márcio Luis de Souza, gerente-geral da região Sudoeste, a vistoria busca evitar riscos de acidentes, como o desprendimento de tubulações, ou redução da capacidade operacional da unidade de captação.

As condições climáticas, como velocidade da água, ventos, secas e enchentes, afetam a durabilidade dos materiais. A inspeção, com análise visual e tátil, permite identificar fissuras e determinar a necessidade de intervenções.

Polyana Varlett, gerente regional da Sanepar, destacou que neste ano foi identificada uma pequena fissura em uma peça de conexão entre os tubos, e o reparo foi feito imediatamente.

Desafios da operação de mergulho

O mergulhador Sandro Luiz Cardoso afirmou que a tarefa foi bastante complexa. “Houve uma ruptura em um colarinho de rede de PEAD, que faz a conexão com a parte metálica da estrutura fixa. A principal dificuldade foi a desconexão da tubulação em um ambiente com alta pressão de água, o que exige muita técnica dos mergulhadores”, explicou.

Captação flutuante iniciou em 2015

A captação flutuante da Sanepar no Lago de Itaipu iniciou sua operação em 2015. Ela conta com três conjuntos de motobombas e uma plataforma flutuante de 96 m². A estrutura está localizada a 250 metros da margem do lago e é conectada por tubos submersos até o píer que interliga com a unidade de tratamento.

Para mais informações sobre o abastecimento e serviços da Sanepar em Foz do Iguaçu, acompanhe as atualizações aqui no Blog do Lago.



Sanepar Lago de Itaipu, mergulhadores Sanepar Foz, tubulação submersa Itaipu, captação flutuante Foz do Iguaçu, inspeção tubulação Sanepar, reparo subaquático Foz, PEAD Sanepar, abastecimento Sanepar Foz, Wilson Bley Sanepar, Polyana Varlett, Sandro Luiz Cardoso mergulhador, segurança abastecimento Lago de Itaipu, infraestrutura hídrica Foz do Iguaçu

 

Com informações da AEN – Foto: Sanepar

blog6017_wp2

Recent Posts

Evangelho do Dia 05/10/2025: Fé como Grão de Mostarda

Evangelho do Dia 05/10/2025: Fé como Grão de Mostarda O Evangelho do Dia 05/10/2025 convida…

56 minutos ago

Vaga para Estágio em T.I em Medianeira PR

Vaga para Estágio em T.I em Medianeira PR A Lar Cooperativa está com uma excelente…

1 hora ago

Mensagens e frases de Jaron Lanier

Se não podemos controlar nossa própria informação, perdemos a liberdade.

1 hora ago

Resultado do Sorteio Proeste de Hoje: 05 de Outubro de 2025

Resultado Proeste de Hoje – Confira os números sorteados Quer saber se foi premiado no…

2 horas ago

AVATAR 3: Fogo e Cinzas Trailer 2 Dublado (2025)

AVATAR 3: Fogo e Cinzas Trailer 2 Dublado (2025) Sam Worthington, Zoe Saldaña, James Cameron,…

3 horas ago

Vaga para Porteiro em Marechal Cândido Rondon PR

Vaga para Porteiro em Marechal Cândido Rondon PR A Lar Cooperativa está com uma excelente…

5 horas ago