Categories: Geral

Reforma Tributária: Conta de Água Pode Subir 18% 🚰📈

Com a aprovação do primeiro Projeto de Lei Complementar (PLP 68/24) de autoria do Poder Executivo, que regulamenta a Reforma Tributária, os brasileiros podem enfrentar um aumento médio de 18% nas contas de água. A medida, aprovada pela Câmara no último dia 17, deixou de fora a equiparação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário aos serviços de saúde.

Segundo o relatório final da Reforma, está prevista a devolução parcial de tributos, conhecida como cashback, mas apenas para famílias com renda per capita inferior a meio salário mínimo. Entretanto, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) destacou, em nota, que essa devolução será insuficiente para neutralizar o impacto do reajuste tarifário nas despesas das famílias.

A Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon/Sindcon) também criticou o argumento do governo, que defende o cashback como solução parcial para o impacto nas contas de água. Segundo a entidade, muitas famílias em situação de vulnerabilidade social não serão contempladas pela medida.

Em comunicado publicado no site da Abcon/Sindcon, a diretora-executiva Christianne Dias explicou que, atualmente, o setor de saneamento básico é tributado com uma alíquota de 9,74%. Com a sanção do texto, o serviço estará sujeito à alíquota completa do novo IVA (Imposto sobre Valor Agregado), estimada em mais de 28%, o que justificaria o aumento médio de 18% nas tarifas.

Cashback e prazos

De acordo com a proposta aprovada, o cashback será aplicado na devolução de 100% da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e 20% do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) em faturas de energia elétrica, água, gás e telecomunicações para pessoas de baixa renda.

As regras para devolução começarão a valer em 2027 para a CBS e em 2029 para o IBS. Além disso, os critérios de cálculo e aplicação da medida ainda serão definidos por regulamento.

Tramitação

O Senado havia sugerido a redução da carga tributária para áreas como saneamento básico, serviços veterinários, planos de saúde animal, representantes comerciais e Sociedades Anônimas de Futebol (SAF). No entanto, essas propostas foram rejeitadas pela Câmara.

O texto agora segue para sanção presidencial.

Com informações do Brasil 61 – Foto: Freepik

blog6017_wp2

Recent Posts

Copel mobiliza 57 equipes, mas não explica queda de energia em Santa Terezinha

  A Companhia Paranaense de Energia (Copel) divulgou neste sábado (10) uma nota oficial informando…

23 minutos ago

AS MELHORES MÚSICAS GOSPEL DE 2025 – Isaías Saad , Gabriela Rocha ,Nívea Soares – (Novas Músicas)

AS MELHORES MÚSICAS GOSPEL DE 2025 - Isaías Saad , Gabriela Rocha ,Nívea Soares -…

2 horas ago

PRF evita 2 crimes em menos de 1 hora em Santa Terezinha de Itaipu

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) conseguiu impedir, na tarde de ontem, sexta-feira (9), a realização…

2 horas ago

Copel falha por 7 horas em Santa Terezinha de Itaipu

Santa Terezinha de Itaipu viveu um sábado caótico neste 10 de maio de 2025. Sem…

3 horas ago

🚨 Nova lei para cães perigosos pode afetar tutores já!

O Projeto de Lei 417/25 estabelece regras para a criação de cães de raças consideradas…

4 horas ago

The Neighbourhood – Sweater Weather (lyrics)

Subscribe for more: https://www.youtube.com/@MoodLoopMusic?sub_confirmation=1 download: https://song.link/i/635016640 #lyrics #tiktok #fyp Com informações do canal do Youtube…

6 horas ago