Categories: Geral

Reforma Tributária: Conta de Água Pode Subir 18% 🚰📈

Com a aprovação do primeiro Projeto de Lei Complementar (PLP 68/24) de autoria do Poder Executivo, que regulamenta a Reforma Tributária, os brasileiros podem enfrentar um aumento médio de 18% nas contas de água. A medida, aprovada pela Câmara no último dia 17, deixou de fora a equiparação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário aos serviços de saúde.

Segundo o relatório final da Reforma, está prevista a devolução parcial de tributos, conhecida como cashback, mas apenas para famílias com renda per capita inferior a meio salário mínimo. Entretanto, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) destacou, em nota, que essa devolução será insuficiente para neutralizar o impacto do reajuste tarifário nas despesas das famílias.

A Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon/Sindcon) também criticou o argumento do governo, que defende o cashback como solução parcial para o impacto nas contas de água. Segundo a entidade, muitas famílias em situação de vulnerabilidade social não serão contempladas pela medida.

Em comunicado publicado no site da Abcon/Sindcon, a diretora-executiva Christianne Dias explicou que, atualmente, o setor de saneamento básico é tributado com uma alíquota de 9,74%. Com a sanção do texto, o serviço estará sujeito à alíquota completa do novo IVA (Imposto sobre Valor Agregado), estimada em mais de 28%, o que justificaria o aumento médio de 18% nas tarifas.

Cashback e prazos

De acordo com a proposta aprovada, o cashback será aplicado na devolução de 100% da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e 20% do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) em faturas de energia elétrica, água, gás e telecomunicações para pessoas de baixa renda.

As regras para devolução começarão a valer em 2027 para a CBS e em 2029 para o IBS. Além disso, os critérios de cálculo e aplicação da medida ainda serão definidos por regulamento.

Tramitação

O Senado havia sugerido a redução da carga tributária para áreas como saneamento básico, serviços veterinários, planos de saúde animal, representantes comerciais e Sociedades Anônimas de Futebol (SAF). No entanto, essas propostas foram rejeitadas pela Câmara.

O texto agora segue para sanção presidencial.

Com informações do Brasil 61 – Foto: Freepik

blog6017_wp2

Recent Posts

Horóscopo Zen 31/10/2025: Desvende as Energias do Dia e Encontre Sua Paz Interior

Horóscopo Zen 31/10/2025: Desvende as Energias do Dia e Encontre Sua Paz Interior Horóscopo Zen…

2 horas ago

Evangelho do Dia 31/10/2025 – Reflexão e Oração de Hoje

Leia o evangelho do dia 31/10/2025 com reflexão e oração para fortalecer sua fé. O…

2 horas ago

Boa Noite: Um Momento de Paz, Gratidão e Renovação Antes do Descanso

Prepare-se para uma noite de paz e renovação. Descubra a importância da reflexão, cultive a…

2 horas ago

Adubo Orgânico: O Segredo para um Jardim e Horta Vibrantes! 🌱

Descubra os segredos do **adubo orgânico** e transforme seu jardim ou horta. Aprenda como fazer…

2 horas ago

Obituário Foz do Iguaçu e Região – Falecimentos de 31/10/2025

Obituário Foz do Iguaçu e Região – Falecimentos de  Atualizado às 06h00 O obituário Foz…

2 horas ago

Desperte Seu Melhor Dia: Mensagem de Bom Dia para Motivar e Inspirar

Comece seu dia com motivação e energia positiva. Descubra como a gratidão e a inspiração…

2 horas ago