Proteja Seu Pet: Dirofilariose, o Verme do Coração, Preocupa no Verão! ?☀️

O verme do coração, também conhecido como dirofilariose, é uma doença que afeta os pets e pode ser grave, se não for detectada e tratada a tempo. No Brasil, ainda há carência de informações sobre a dimensão dessa doença, o que dificulta o entendimento da sua prevalência no país. A médica-veterinária Ana Carolina Both, Gerente de Serviços Técnicos da Zoetis, que é parceira do Grupo Hospitalar Pet Support, destaca que existem estudos publicados sobre o assunto, mas muitos deles são realizados em regiões específicas, o que limita a compreensão da situação em âmbito nacional.

De acordo com estudos realizados, a frequência da doença aumentou significativamente nos últimos anos. Em 2003, a prevalência era de 3%, e em 11 anos, 2014, esse número cresceu para 23%. Embora não haja dados específicos para 2023, essas informações evidenciam que a doença está presente e em ascensão no Brasil. “Por isso, é importante lembrar que as pulgas e carrapatos não devem ser a única preocupação, principalmente durante o verão”, destaca Ana Carolina.

A transmissão do verme do coração para cães e gatos ocorre por meio da picada de mosquitos de diversos gêneros, infectados pelo parasita, o que explica a maior incidência da doença durante o verão, quando esses insetos estão mais ativos. Apesar de não ser um problema tão diagnosticado e discutido no Rio Grande do Sul, a médica-veterinária destaca que há registros da doença no estado e que, devido à mobilidade dos animais, especialmente em estados vizinhos como Santa Catarina, é importante estar atento e prevenir a doença.

Para um pet ficar doente, ele precisa ser picado por um mosquito que esteja infectado com as larvas do verme do coração. Após isso, o processo é que em poucos dias, essas larvas se desenvolvem e, através da corrente sanguínea, chegam ao coração, onde vão se instalar para completar seu ciclo e causar a doença”, explica Ana Carolina.

Ainda conforme a médica-veterinária, o pet infectado pode apresentar alguns sintomas que podem ser confundidos com outras doenças cardíacas: “tosse seca, falta de ar, mucosas pálidas ou arroxeadas são alguns dos sintomas que podem aparecer. Com o tempo, o verme do coração cresce e toma conta de grande parte do órgão e grandes vasos pulmonares e assim começa a atrapalhar o funcionamento cardiorrespiratório “.

A prevenção é fundamental, pois a dirofilariose pode ser evitada por meio de uma única aplicação anual de medicamento preventivo, de forma simples e prática. De acordo com Ana Carolina, “o custo da prevenção é muito menor do que o tratamento da doença, que pode ser oneroso e impactante tanto para os animais quanto para seus tutores. Além disso, o aspecto emocional de ter um animal doente é significativo, o que reforça a importância de conscientizar as pessoas sobre a existência da doença e a sua prevenção, ainda que o verme do coração tenha cura”.

“É indispensável que os tutores estejam atentos à saúde de seus animais de estimação e conversem com um médico-veterinário para realizar a prevenção adequada contra o verme do coração, prevenir sempre será a melhor escolha”, finaliza a médica-veterinária.

Com informações da Assessoria – Foto: divulgação

Related Posts

Cuidado com a tosa no verão

Cuidado com a tosa no verão: veja o que evitar e proteger seu cão

Com a chegada do verão, os cuidados com os nossos amigos de quatro patas precisam ser redobrados. 🐶🌞 O calor pode deixar os cães mais desanimados e com preguiça no…

Read more
Tecpar revoluciona sanidade animal com novas tecnologias em 2024

Tecpar revoluciona sanidade animal com novas tecnologias em 2024

Com investimentos estratégicos em pesquisa e tecnologia, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) reforça sua atuação na sanidade animal e no agronegócio brasileiro. Um dos destaques é a construção…

Read more
Fogos de artifício

Fogos de artifício: veja os perigos para pets e o que fazer 🐶🐱

Quatro em cada dez brasileiros conhecem um cachorro ou gato que desapareceu por causa de fogos de artifício. Apesar de proibido no estado de São Paulo, muitas pessoas ainda soltam…

Read more
Filhote de anta Natalino ganha festa temática no RBV

Filhote de anta Natalino ganha festa temática no RBV 🐾🎉

O Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), mantido pela Itaipu, realizou uma celebração especial no último dia 25 de dezembro. O protagonista da festa foi Natalino, um filhote de anta que…

Read more
Pets: guia orienta tutores para viagem aérea com segurança e conforto

Guia completo para viagem aérea segura com cães e gatos 🐾✈️

Tutores de animais domésticos já podem consultar o “Guia de Orientações para Transporte Aéreo de Cães e Gatos”, lançado pelas associações de empresas de transporte aéreo. Desenvolvido com base no…

Read more
Nascimentos no maior berçário de tartarugas do Brasil caem 75%

Queda drástica no nascimento de quelônios no Rio Guaporé

O número de nascimentos de quelônios no maior berçário do país pode não passar de 350 mil em 2024, segundo informações do Projeto Quelônios da Amazônia (PQA). O patamar representa…

Read more