Proteção aos entregadores de app: novo projeto de lei em pauta!

Discussão e votação de propostas. Dep. Emanuel Pinheiro Neto (MDB - MT)

O Projeto de Lei 3539/23 estabelece medidas de proteção contra violência física, psicológica, patrimonial e moral aos entregadores de aplicativo em serviço. O projeto garante aos entregadores em situação de violência, em razão do exercício das suas funções, o acesso aos serviços de Defensoria Pública ou de Assistência Judiciária Gratuita.

Os casos de violência descritos na proposta configuram dano presumido para o cálculo da indenização, independentemente de prova do prejuízo.

Nos casos de violência patrimonial, quando devidamente comprovada autoria, materialidade e nexo de causalidade, a plataforma de aplicativo responderá solidariamente com o causador do dano, podendo ao final valer-se de ação regressiva por perdas e danos (cobrando o ressarcimento por parte do causador do dano).

Medidas de segurança serão veiculadas por meio da plataforma de aplicativo, com informações prévias sobre a forma e o modo que se dará o contato e a entrega da prestação de serviço.

Pela proposta em análise na Câmara dos Deputados, são formas de violência, entre outras:

  • física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal;
  • psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica;
  • patrimonial, entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades;
  • moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

Programas educacionais
Como medida de prevenção, a União, estados, Distrito Federal e municípios deverão promover programas educacionais que disseminem valores éticos de respeito à dignidade, com a perspectiva de gênero, classe social e de raça ou etnia. 

Segundo o autor do projeto, deputado Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT), hoje os quase 400 mil brasileiros que trabalham como entregadores de aplicativos estão diariamente expostos aos mais diferentes tipos de agressão no exercício de suas atividades.

“Esses profissionais, utilizam-se de bicicletas e motocicletas para realizar as entregas e, não bastassem os riscos que encontram no trânsito, também temem por sua integridade física, mental e pela integridade de seu instrumento de trabalho, considerando os reiterados casos noticiados por todo o País”, afirma. 

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovado também no Senado.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Wilson Silveira

Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Related Posts

Atenção, motoristas!

A partir desta segunda, o trecho entre a Linha Gleba e a entrada do Arroio Guaçu estará bloqueado durante o dia por conta das o

Bloqueio na Estrada Mercedes/Três Irmãs: Veja os Desvios e Horários

Bloqueio na Estrada Mercedes/Três Irmãs: Veja os Desvios e Horários Bloqueio na Estrada Mercedes/Três Irmãs: Veja os Desvios e Horários Atenção, motoristas que circulam por Mercedes! A partir desta segunda-feira,…

Leia Mais!
Duplicação da BR-469: interdição de rua em Foz do Iguaçu é prorrogada até dia 27

Interdição na Rua Indianópolis em Foz do Iguaçu é prorrogada até 27 de maio

interdição Rua Indianópolis, duplicação BR-469, obras Foz do Iguaçu, DER Paraná, trânsito Foz do Iguaçu, rota alternativa Foz do Iguaçu, segurança no trânsito Paraná, obras rodoviárias Paraná, viadutos BR-469, ponte…

Leia Mais!
Turismo sobre rodas: circuito vai passar por 9 municípios do Oeste e Noroeste em maio

Conheça o Circuito Caminhos do Paraná: caravana inédita de trailers e motorhomes

Circuito Caminhos do Paraná, turismo sobre rodas, caravana trailers Paraná, motorhomes Paraná, turismo regional Paraná, turismo Noroeste Paraná, turismo Oeste Paraná, Expo Motorhome 2024, caravanismo Paraná, Viaje Paraná, festival das…

Leia Mais!
Nesta sexta feira (16) foi realizado o Primeiro sorteio da campanha “AME PATO BRAGADO” 2025.
As próximas etapas da campanha estão marcadas para os dia

Ame Pato Bragado 2025: 20 premiados no 1º sorteio da campanha

Nesta sexta-feira (16) foi realizado o primeiro sorteio da campanha “AME PATO BRAGADO” 2025, com destaque para os prêmios distribuídos a consumidores e empresas locais. A ação é promovida com…

Leia Mais!
Obra de pavimentação na comunidade Rio Bonito avança e calçamento começa nesta segunda-feira, 19 de maio
A tão aguardada obra de pavimentação poliédri

Santa Terezinha de Itaipu investe R$ 2,9 milhões em pavimentação da estrada SG-049

A aguardada pavimentação poliédrica da estrada SG-049, entre a SG-001 e a divisa com São Miguel do Iguaçu, em Santa Terezinha de Itaipu, entra em nova fase. Após a conclusão…

Leia Mais!
Imagem do WhatsApp de 2025 05 16 as 17.42.21 f66d81d1

5 benefícios do novo totem de videomonitoramento em Santa Terezinha

  A Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu, em parceria com a empresa DPL Segurança, deu um passo importante na valorização dos espaços públicos e no reforço da segurança ao…

Leia Mais!