Projeto de Lei 660/19: Justiça Eleitoral poderá apoiar eleição de conselheiros tutelares

Assistência Social - Geral - Conselho Tutelar -Fachada do conselho tutelar do Varjão (DF)

O Projeto de Lei 660/19, já aprovado pelo Senado, prevê apoio técnico da Justiça Eleitoral na eleição dos conselheiros tutelares. O texto agora em análise na Câmara dos Deputados altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Conselho Tutelar, pela lei, é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente nos municípios e nas regiões administrativas do Distrito Federal.

Segundo o ECA, o processo para a escolha de conselheiros tutelares será definido em lei municipal ou distrital. O pleito deverá ocorrer a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial.

Pela proposta, sempre que possível a Justiça Eleitoral deverá ajudar na realização do processo de escolha dos conselheiros tutelares, por meio da disponibilização de urnas eletrônicas e de sistemas eleitorais para cada uma das localidades.

“É imprescindível que o processo de escolha desses agentes seja realizado de maneira organizada”, disse o autor da proposta, senador Weverton (PDT-MA), ao lembrar problemas verificados em 2015 no Maranhão e no Rio de Janeiro.

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, também terá de ser aprovado pela Câmara.

Da Reportagem/RM
Edição – Rachel Librelon
Com informações da Agência Senado

Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Related Posts

Podas de árvores serão permitidas de maio a julho em Missal

Respeite o cronograma de recolhas de galhos e lembre-se de que podas drásticas são proibi

Poda de árvores em Missal: veja regras e prazos entre maio e julho

Nos últimos anos, a administração de Missal definiu que o período de poda de árvores no município ocorrerá entre os meses de maio a julho, sem necessidade de requerimento prévio…

Leia Mais!
Dia do Desafio 2025 é lançada em Marechal Cândido Rondon

Evento está marcado para o dia 28 de maio

Na manhã desta quarta-feira (14), foi realizado n

Dia do Desafio 2025 será celebrado em Marechal Rondon no dia 28 de maio

Na manhã desta quarta-feira (14), foi realizado no Sesc Marechal o lançamento oficial do Dia do Desafio 2025, campanha mundial que incentiva a prática de esportes e atividades físicas. O…

Leia Mais!
Santa Terezinha de Itaipu realiza blitz educativa do Maio Amarelo 

Na tarde desta quarta-feira (14), o Departamento Municipal de Trânsito de Santa Te

3 ações do Maio Amarelo em Santa Terezinha de Itaipu chamam atenção para segurança no trânsito

3 ações do Maio Amarelo em Santa Terezinha de Itaipu chamam atenção para segurança no trânsito Na tarde desta quarta-feira (14), o Departamento Municipal de Trânsito de Santa Terezinha de…

Leia Mais!
Viaduto

5 razões para instalar semáforo urgente no viaduto da BR-277 em Santa Terezinha de Itaipu

5 razões para instalar semáforo urgente no viaduto da BR-277 em Santa Terezinha de Itaipu O problema da falta de semáforo no viaduto da BR-277 em Santa Terezinha de Itaipu…

Leia Mais!
Paraná lança programa inédito no Brasil para idosos conquistarem o sonho da casa própria

Casa Fácil Terceira Idade: 80 mil de subsídio para idosos

Casa Fácil Terceira Idade: 80 mil de subsídio para idosos O programa Casa Fácil Terceira Idade, lançado nesta terça-feira (13) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, vai conceder subsídios de…

Leia Mais!