Programa Mais Ideb: Resultados e Novas Ações para 2025
A Rede de Educação dos Municípios Lindeiros – Mais Ideb realizou, nesta terça-feira (26), sua última reunião do ano de 2024. O encontro teve como objetivo avaliar as atividades realizadas ao longo do ano, com destaque para o Fórum Mais Ideb, que reuniu aproximadamente 700 pessoas no início de novembro. Além disso, os participantes sugeriram ações para o próximo ano, 2025.
Segundo a coordenadora da rede, Ana Paula da Silva, “os resultados deste primeiro ano foram muito positivos, tanto para a criação da Rede de Educação quanto para o mandato do presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, prefeito de Santa Helena, Evandro Grade (Zado)”. Ela ressaltou ainda: “Quem colherá os frutos desse trabalho serão nossos alunos e toda a sociedade”.
Entre os principais assuntos discutidos, esteve a proposta protocolada junto à Itaipu Binacional para dar continuidade ao programa no próximo ano. Também foram apresentados detalhes sobre o compromisso da rede em melhorar a educação nos municípios integrados.
A assessora da Secretaria de Educação de Itaipulândia, Eliane Viana, destacou o impacto positivo do programa na rede municipal de ensino. “O Programa Mais Ideb trouxe um material inovador, tanto na plataforma quanto no material físico, e contribuiu significativamente para a educação como um todo. Apesar do desafio inicial, a insegurança foi superada com as orientações e o uso contínuo do material. Hoje, há uma boa aceitação entre os educadores”, afirmou Eliane.
O Programa Mais Ideb abrange todos os estudantes do 1º ao 5º ano das escolas municipais, beneficiando cerca de 34.926 alunos e 1.385 professores. Os materiais de apoio incluem apostilas de Língua Portuguesa e Matemática da coleção “Aprova Brasil” e diversas obras literárias da coleção “Território da Leitura”, da Editora Moderna.
Com investimento de mais de R$ 24 milhões por parte da Itaipu Binacional, por meio do Programa Itaipu Mais que Energia, o convênio firmado com o Conselho dos Municípios Lindeiros se estende até o final deste ano e deve, possivelmente, ser renovado em 2025. As ações incluem apoio pedagógico e formação para os profissionais da educação, alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade.
Com informações da Assessoria – Foto: divulgação