Previsão do tempo Nordeste 26/09: instabilidades e alertas
A previsão do tempo para esta sexta-feira, 26 de setembro, aponta instabilidades na região Nordeste. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de vendaval em todos os estados, além de ventos costeiros previstos para o litoral do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.
Chuva e instabilidades na Bahia e demais estados
Na Bahia, há possibilidade de chuvas isoladas em boa parte do território. O Inmet também publicou alerta de perigo potencial para o Sul Baiano, devido ao risco de acumulado de chuva.
Em Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, o céu deve permanecer encoberto, com pancadas de chuva no litoral e muitas nuvens no interior. Já em Piauí e Maranhão, a previsão é de baixa nebulosidade nas áreas costeiras e céu nublado com pancadas de chuva no interior.
No Ceará, as condições são mais estáveis, com poucas nuvens no horizonte.
Temperaturas nas capitais do Nordeste
Entre as capitais, os termômetros devem variar bastante. A mínima prevista é de 22°C em Maceió, enquanto a máxima pode alcançar 38°C em Teresina.
5 motivos para acompanhar a previsão do tempo
- Agricultura: segurança para planejamento de colheitas;
- Marinha: proteção de marinheiros, embarcações e passageiros;
- Aeronáutica: segurança em voos e operações aéreas;
- Pesca: melhores condições e segurança para pescadores;
- Turismo: viagens e passeios mais tranquilos.
Importância das observações meteorológicas
As observações do Inmet são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados possibilitam o estudo do clima passado e a elaboração de Normais Climatológicas de acordo com as diretrizes da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Confira também a previsão do tempo para o Oeste do Paraná disponível em nosso portal.