Prefeita Karla Galende garante continuidade do TEAcolhe
Na tarde desta segunda-feira, 14, a prefeita Karla Galende se reuniu com mães de pacientes acompanhados pelo Programa de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo – TEAcolhe. Durante o encontro, Karla reafirmou seu compromisso com a população e esclareceu dúvidas sobre o funcionamento do serviço.
“Estamos cientes das necessidades enfrentadas pelas mães e pais dos autistas. Esse foi um dos motivos que levaram ao lançamento do programa no município para oferecer atendimento multiprofissional. A reunião foi fundamental para entendermos melhor as dificuldades enfrentadas pelas mães, mantendo a transparência através de um diálogo aberto. Quero reforçar que o TEAcolhe continuará ativo, ao contrário do que alguns rumores têm sugerido, o que gerou preocupação entre os pais, e que estamos constantemente buscando mais profissionais para ampliar os atendimentos”, declarou a prefeita.
A diretora de Saúde, Liziane Diedrich, também se pronunciou durante um protesto pacífico, destacando que a administração nunca deixou de acolher as demandas dos pacientes. Liziane ratificou a conversa que ocorreu na semana passada com um grupo de pais sobre a manutenção do serviço de fonoaudiologia e anunciou a ampliação dos horários de atendimentos a partir da contratação de novos profissionais na área de terapia ocupacional e psiquiatria, e que agora inclui atendimentos aos sábados.
Denise Karneti, uma das mães presentes, expressou sua opinião: “Foi ótimo poder ser ouvida pela prefeita. Senti-me amparada e a gestão se comprometeu a melhorar o atendimento do TEAcolhe.” A mãe de autista, Elaine Koval, complementou: “O município tem oferecido todo o suporte necessário para o tratamento do meu filho, desde antes do TEAcolhe. Sou muito grata pelo cuidado que ele recebeu ao longo dos anos. Mas, é importante que todas as mães recebam esse tratamento, assim como o meu filho recebe”.
“O programa TEAcolhe foi implantado na gestão da prefeita Karla, em março deste ano, como um serviço novo em um universo com poucas referências de serviços no SUS. Com um trabalho multiprofissional executado nesses últimos 7 meses já conseguimos entregar 80 laudos de TEA para os pacientes atendidos”, finalizou o secretário de Saúde, Fábio de Mello.
Com informações da Assessoria – Fotos: divulgação