O Projeto de Lei 4724/24, do deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB), dobra a pena para compra de votos quando o crime for cometido envolvendo organização criminosa. Com a mudança, a pena iria para reclusão de até 8 anos. O texto altera o Código Eleitoral (Lei 4.737/65) e está em análise na Câmara dos Deputados.
Gilberto Silva afirmou que a compra de votos por meio de acordos com facções criminosas tem sido uma prática recorrente em nosso país. “As leis devem se aperfeiçoar na medida em que a sociedade muda, devendo se relacionar com o tempo e o contexto social”, observou.
Segundo Silva, nas eleições de 2024 surgiu um novo modelo de compra de votos, a compra por meio de acordos com organizações criminosas. A Polícia Federal, em cooperação com a Polícia Civil do Ceará, desarticulou suposto esquema de compra de votos no município de Acarape (CE), que contaria com a participação de membros de uma facção criminosa.
Próximos passos
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, irá ao Plenário. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Roberto Seabra
Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
“Actually Romantic” by Taylor Swift, from 'The Life of a Showgirl'. Stream/download ‘The Life of…
UM PLANO EM FAMÍLIA 2 Trailer Dublado (2025) Mark Wahlberg, Michelle Monaghan, Kit Harington, Ação,…
Curiosidades da Ciência: Descubra o Mundo ao Seu Redor! A ciência é muito mais do…
Buddah Bless and @KodakBlack join forces on "Owe Me", which you can stream on all…
Mutirão de Empregos em Missal acontece em 3 de novembro A Agência do Trabalhador…