Paraná vence disputa por área no Parque Nacional do Iguaçu 🏆🌿

Justiça Federal reconhece propriedade do Estado sobre área do Parque Nacional do Iguaçu

O Estado do Paraná obteve nesta quarta-feira (5) uma vitória jurídica na disputa com a União envolvendo a propriedade de uma área localizada dentro do Parque Nacional do Iguaçu (PNI). O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) acatou os argumentos da Procuradoria-Geral do Estado do Paraná (PGE-PR) e reconheceu que a referida área é de propriedade estadual. Veja a decisão AQUI.

Antigamente denominada “Saltos de Santa Maria”, a área em questão, registrada em nome do Estado do Paraná na matrícula 35.598 do Cartório de Foz do Iguaçu, possui pouco mais de 1.085 hectares – equivalentes a cerca de 1.520 campos de futebol. Nessa extensão territorial estão contemplados o trecho brasileiro das Cataratas do Iguaçu e o Hotel das Cataratas.

A União ingressou em 2018 com ação judicial com o objetivo de cancelar a matrícula 35.598, sob a alegação de que se trataria de uma área devoluta federal – um terreno público que não foi cedido ou ocupado legalmente por particulares. Após a prolação da sentença a favor da União, o Estado interpôs recurso, que foi acolhido por unanimidade pelos desembargadores do TRF-4.

No processo, a PGE-PR argumentou que a área em disputa foi doada pela União, por meio do então Ministério da Guerra, a um particular chamado Jesus Val, em 1910. Poucos anos depois, em 1919, o Estado comprou a área dessa mesma pessoa e registrou a escritura no cartório de Foz do Iguaçu, fatos reconhecidos pelos desembargadores do TRF4.

“Entende-se que a área em questão não é devoluta, já que foi concedida pelo Ministério da Guerra a Jesus Val na antiga Colônia Militar do Iguaçu, e no momento em que a área foi titulada pelo particular, incorporou-se ao domínio privado, perdendo o caráter devoluto […]”, afirmou em seu voto o relator, desembargador Luiz Antonio Bonat. “Resta incontroverso que o Estado do Paraná nunca concedeu a posse da área para Jesus Val, e quem o fez foi o Ministério da Guerra, o que restou admitido pela própria União, ao destacar a ilegalidade da concessão da posse realizada ao particular”.

“Nesse contexto, impõe-se a reforma da sentença e a improcedência da ação ajuizada pela União”, complementou. O voto foi acompanhado pelos desembargadores João Pedro Gebran Neto e Gisele Lemke.

Apesar de a União ainda poder recorrer, a decisão do TRF-4 é um passo importante no reconhecimento definitivo da propriedade como parte do patrimônio estadual.

Caso o entendimento jurídico seja mantido, ele representa um grande potencial financeiro ao Paraná, cujo objeto pode ser debatido com a União no futuro. Uma das possibilidades é a destinação de parte das receitas operacionais da concessionária que administra os serviços turísticos do Parque Nacional do Iguaçu para o Estado. Atualmente, eles são direcionados ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela gestão geral de toda a área.

Com informações da AEN – Foto: José Fernando Ogura/AEN

Related Posts

Paraná lança programa inédito no Brasil para idosos conquistarem o sonho da casa própria

Casa Fácil Terceira Idade: 80 mil de subsídio para idosos

Casa Fácil Terceira Idade: 80 mil de subsídio para idosos O programa Casa Fácil Terceira Idade, lançado nesta terça-feira (13) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, vai conceder subsídios de…

Leia Mais!
Oficinas de Dança são retomadas em Missal 

Ainda há vagas para alunas com 04 anos de idade

As oficinas de Dança, disponibilizadas pelo Departamento

Oficinas de Dança em Missal – Vagas para crianças de 4 anos

Oficinas de Dança em Missal – Vagas para crianças de 4 anos As Oficinas de Dança em Missal, promovidas pelo Departamento de Cultura, foram oficialmente retomadas e estão com vagas…

Leia Mais!
Paraná reduz em 64% o desmatamento ilegal, indica Fundação SOS Mata Atlântica

Paraná reduz desmatamento ilegal da Mata Atlântica em 64% em 2024

  O Paraná reduziu o desmatamento ilegal da Mata Atlântica em 64% entre 2023 e 2024. De acordo com o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, produzido pela Fundação…

Leia Mais!
QUARTA-FEIRA TEM HORÁRIO ESTENDIDO NAS UBS

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça para a população guairense que n

4 serviços no horário estendido das UBS em Guaíra

  Atenção, moradores de Guaíra: nesta quarta-feira, 14 de maio de 2025, acontece mais uma edição da campanha de Horário Estendido nas Unidades de Saúde da Família (USFs). A iniciativa…

Leia Mais!
Convênio entre Cohapar e Sanepar vai levar banheiros a mais de 3 mil residências

Programa Banheiro em Casa beneficia 3.419 famílias no Paraná

  Uma parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Sanepar está transformando a realidade de milhares de famílias paranaenses por meio do programa Banheiro em Casa….

Leia Mais!
Você sabia?

A Av. Paraná registrou 334 acidentes só em 2024, sendo a 5ª via com mais ocorrências em todo o Paraná!

Evitar um acidente é garantir que

334 acidentes na Av. Paraná em 2024 acendem alerta sobre segurança

334 acidentes na Av. Paraná em 2024 acendem alerta sobre segurança A Avenida Paraná, uma das principais vias de Foz do Iguaçu, registrou um total de 334 acidentes somente em…

Leia Mais!