Museu Internacional de Arte em Foz do Iguaçu é anunciado 🎨

Governador assina decreto que cria o Museu Internacional de Arte, em Foz do Iguaçu


O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou, nesta segunda-feira (09), o Decreto nº 8221 que cria o Museu Internacional de Arte (MIA), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Trata-se de mais um passo dentro da parceria técnica com o Centre Pompidou de Paris, na França, para a construção de um novo espaço cultural na Tríplice Fronteira.

Vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), o museu internacional integrará o Sistema Estadual de Museus, junto a outros importantes espaços culturais do Governo do Estado, como o Museu Oscar Niemeyer (MON), o Museu Paranaense (Mupa), o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC), o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS) e o Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA).

O MIA terá como objetivo identificar, mapear, catalogar e promover a arte entre Brasil, Paraguai e Argentina, estabelecendo relações dialógicas entre o que é produzido e o repertório artístico internacional, em especial o do Centre Pompidou. Para isso, ficará responsável por identificar obras de arte e processos artísticos únicos para incorporar a sua coleção e construção de seu acervo permanente.

Além disso, o Museu Internacional vai propor um projeto científico e cultural, visando despertar o espírito crítico e a participação do público, sem limitações geográficas, culturais ou conceituais. Também deverá conter elementos, por meio de seu projeto arquitetônico, que representem as múltiplas facetas do projeto científico e cultural, além de se constituir como um museu de experiências, valorizando a conexão entre as pessoas, a arte e a natureza nos processos de preservação, pesquisa e comunicação.

Futuramente instalado em um terreno cedido pela CCR Aeroportos, ao lado do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, o espaço também terá como missão consolidar um polo de atração turístico-cultural, em consonância com a estratégia de desenvolvimento turístico tanto da cidade quanto do Paraná.

Nacionalmente, colocará Foz do Iguaçu no cenário cultural brasileiro, envolvendo as comunidades locais e em diálogo amplo com as demais regiões do País.

A SEEC será responsável pelo planejamento estratégico para implantação, gestão e operação do museu. A secretaria também poderá captar recursos e formalizar parcerias por meio de convênios e contratos com outras instituições.

ANDAMENTOAnunciado em julho deste ano após uma missão à França com participação do governador Ratinho Junior e da secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu é fruto de uma parceria entre Governo do Estado e Centre Pompidou.

Em setembro, a SEEC divulgou as primeiras imagens do projeto arquitetônico do MIA, desenvolvido pelo arquiteto paraguaio Solano Benítez, baseado em conceitos definidos pela instituição francesa. Uma das propostas é de que a natureza seja um elemento central no conceito arquitetônico, uma vez que a ideia é promover uma espécie de integração entre a estrutura material do edifício e o território ao redor dele, que estará a cerca de 10 minutos de carro do Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas do Iguaçu.

Com a assinatura do protocolo de intenções e os avanços no projeto arquitetônico, a expectativa é de que o MIA tenha seu plano estrutural concluído até janeiro de 2025, com a licitação das obras previstas para junho. O museu terá investimento de cerca de R$ 200 milhões do Governo do Estado. Ocupará uma área de aproximadamente 24 mil metros quadrados e será um marco cultural e turístico, atraindo visitantes de todo o mundo.

Com informações da AEN – Foto: divulgação

Related Posts

Paraná lança programa inédito no Brasil para idosos conquistarem o sonho da casa própria

Casa Fácil Terceira Idade: 80 mil de subsídio para idosos

Casa Fácil Terceira Idade: 80 mil de subsídio para idosos O programa Casa Fácil Terceira Idade, lançado nesta terça-feira (13) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, vai conceder subsídios de…

Leia Mais!
Oficinas de Dança são retomadas em Missal 

Ainda há vagas para alunas com 04 anos de idade

As oficinas de Dança, disponibilizadas pelo Departamento

Oficinas de Dança em Missal – Vagas para crianças de 4 anos

Oficinas de Dança em Missal – Vagas para crianças de 4 anos As Oficinas de Dança em Missal, promovidas pelo Departamento de Cultura, foram oficialmente retomadas e estão com vagas…

Leia Mais!
Paraná reduz em 64% o desmatamento ilegal, indica Fundação SOS Mata Atlântica

Paraná reduz desmatamento ilegal da Mata Atlântica em 64% em 2024

  O Paraná reduziu o desmatamento ilegal da Mata Atlântica em 64% entre 2023 e 2024. De acordo com o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, produzido pela Fundação…

Leia Mais!
QUARTA-FEIRA TEM HORÁRIO ESTENDIDO NAS UBS

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça para a população guairense que n

4 serviços no horário estendido das UBS em Guaíra

  Atenção, moradores de Guaíra: nesta quarta-feira, 14 de maio de 2025, acontece mais uma edição da campanha de Horário Estendido nas Unidades de Saúde da Família (USFs). A iniciativa…

Leia Mais!
Convênio entre Cohapar e Sanepar vai levar banheiros a mais de 3 mil residências

Programa Banheiro em Casa beneficia 3.419 famílias no Paraná

  Uma parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Sanepar está transformando a realidade de milhares de famílias paranaenses por meio do programa Banheiro em Casa….

Leia Mais!
Você sabia?

A Av. Paraná registrou 334 acidentes só em 2024, sendo a 5ª via com mais ocorrências em todo o Paraná!

Evitar um acidente é garantir que

334 acidentes na Av. Paraná em 2024 acendem alerta sobre segurança

334 acidentes na Av. Paraná em 2024 acendem alerta sobre segurança A Avenida Paraná, uma das principais vias de Foz do Iguaçu, registrou um total de 334 acidentes somente em…

Leia Mais!