O Projeto de Lei 4787/24 diminui de 21 anos para 18 anos a idade mínima para o exercício da profissão de mototaxista, e exclui a exigência de dois anos de habilitação. A proposta, que está em análise na Câmara dos Deputados, altera a Lei 12.009/09, que regulamenta o trabalho de mototaxistas e motoboys.
O autor do projeto, deputado Icaro de Valmir (PL-SE), afirma que a alteração visa a facilitar acesso ao mercado de trabalho formal para jovens.
“Ao flexibilizar a idade mínima, [o projeto] permite que esses jovens ingressem em uma profissão regulamentada e digna, reduzindo sua exposição aos perigos sociais e econômicos associados à marginalização”, argumenta Valmir.
A proposta também isenta as motos usadas por esses profissionais do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Próximos passos
A proposta que tramita em caráter conclusivo será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; de Trabalho; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Natalia Doederlein
Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
THE LAST OF US Temporada 2 Episódio 5 Trailer (2025) © 2025 - HBO Com…
A partir desta terça-feira (13), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a…
5 novidades de Êta Mundo Melhor que estreia em junho na Globo A novela Êta…
O mercado de grãos registrou variações opostas nesta terça-feira, 13 de maio de 2025,…
O Nordeste terá um dia com bastante variação no tempo nesta terça-feira (13), com…