Categories: Espiritual

Mensagem pastoral de Setembro da Diocese de Foz do Iguaçu destaca a esperança cristã

Mensagem pastoral de Setembro – Diocese de Foz do Iguaçu

“A esperança não decepciona” (Rm 5,5)

Em nossa caminhada de peregrinos em direção à meta a Igreja nos auxilia com muitos recursos, meios e graças que nos alimentam, nos mantêm dispostos e com os olhos fixos n’Aquele que é o princípio e o fim de tudo, a grande Esperança, o Senhor Jesus.

Dentre os recursos e meios que nos alimentam e mantêm dispostos está a Palavra de Deus, a Sagrada Escritura, a Bíblia, farol que ilumina a existência e as escolhas durante a peregrinação, porque a Palavra de Deus é luz verdadeira de que o ser humano tem necessidade para viver na Esperança.

Infelizmente, muitas pessoas perderam este farol em sua vida e deixaram de peregrinar, não têm luz em seu horizonte, vagam entre as coisas efêmeras e estão colocando sua esperança sobre o consumo e as aparências, que são incapazes de realizar as aspirações mais profundas do ser humano e de sustentar na Esperança. Talvez tenham muitas expectativas, mas vivem sem esperança.

Mês da Bíblia: convite à reflexão

Neste cenário desafiante, a Igreja do Brasil instituiu o mês da Bíblia para auxiliar as pessoas a reencontrar o farol de sua existência, a parar de dar voltas em torno do nada e recomeçar a peregrinar em direção à meta, construindo sua vida sobre a rocha da Palavra: Jesus, o Senhor, a única Esperança.

Esse reencontro não acontece de modo automático, mas exige abertura, escuta atenta e disposição para acolher a mensagem viva que a Escritura oferece a cada novo dia, sustentando e nutrindo a fé daqueles que buscam um horizonte mais amplo em meio às limitações cotidianas.

Apoio comunitário e fé renovada

Por isso é fundamental que as comunidades e os grupos apoiem as iniciativas propostas para o mês da Bíblia, fazendo com que mais pessoas redescubram o valor inestimável da Palavra de Deus, preencham o vazio interior e reacendam o sentido de propósito na caminhada diária e possam proclamar com o salmista: “Tu és meu refúgio e escudo, espero em tua Palavra” (Sl 119,114).

E a Esperança não decepciona, ensina o Apóstolo Paulo. Qual esperança? Aquela que não é abalada pelas tempestades do mundo moderno, aquela que o ser humano precisa: a «grande Esperança» para poder viver o seu próprio presente – a grande Esperança que é «aquele Deus que possui um rosto humano e que nos amou até ao fim» (Jo 13,1), como recorda Bento XVI.

Dom Sergio de Deus Borges
Bispo Diocesano de Foz do Iguaçu

Mensagem pastoral de Setembro, Diocese de Foz do Iguaçu, esperança cristã, Palavra de Deus, mês da Bíblia, fé católica, Dom Sergio de Deus Borges, Igreja no Brasil, pastoral setembro, mensagem religiosa, reflexão bíblica, Bíblia Sagrada, esperança em Cristo, espiritualidade, mensagem do bispo


 

Com informações da Diocese de Foz – Foto: divulgação

Foz do Iguaçu destaca a esperança cristã">
blog6017_wp2

Recent Posts

Vaga para Estágio em T.I em Medianeira PR

Vaga para Estágio em T.I em Medianeira PR A Lar Cooperativa está com uma excelente…

4 minutos ago

Mensagens e frases de Jaron Lanier

Se não podemos controlar nossa própria informação, perdemos a liberdade.

17 minutos ago

Resultado do Sorteio Proeste de Hoje: 05 de Outubro de 2025

Resultado Proeste de Hoje – Confira os números sorteados Quer saber se foi premiado no…

1 hora ago

AVATAR 3: Fogo e Cinzas Trailer 2 Dublado (2025)

AVATAR 3: Fogo e Cinzas Trailer 2 Dublado (2025) Sam Worthington, Zoe Saldaña, James Cameron,…

2 horas ago

Vaga para Porteiro em Marechal Cândido Rondon PR

Vaga para Porteiro em Marechal Cândido Rondon PR A Lar Cooperativa está com uma excelente…

4 horas ago

CNH sem autoescola: entenda proposta do governo federal

CNH sem autoescola: entenda proposta do governo federal O processo para obtenção da Carteira Nacional…

4 horas ago