O mês de outubro foi marcado por celebrações e ações especiais em Medianeira, valorizando a pessoa idosa e reforçando o compromisso do município com a inclusão, o bem-estar e o respeito à terceira idade.
O Mês da Pessoa Idosa é celebrado mundialmente em 1º de outubro, data instituída pela ONU em 1990 para refletir sobre o envelhecimento e os direitos das pessoas com mais de 60 anos. Em Medianeira, a Prefeitura, por meio das secretarias de Assistência Social e Esporte e Lazer, promoveu uma programação diversificada com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e diversas entidades locais.
Entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, foi realizada a IV Olimpíada do Idoso, reunindo atletas 60+ em modalidades adaptadas como voleibol, handebol, basquete, tênis de mesa, dominó, canastra, bolãozinho e bocha.
A abertura aconteceu no Ginásio de Esportes Wádis Dall’Óglio, com condução dos pavilhões pelo Tiro de Guerra (TG-05-018), juramento da atleta Marlene Baú e a tradicional entrada da Tocha Olímpica conduzida por Valdecir Fuzinatto. O evento também contou com apresentações do CTG Sentinela dos Pampas, do Grupo de Cantoria do CCI e da Orquestra de Gaita Pianada do CPC Arandurá.
O encerramento foi marcado por um almoço festivo, entrega de medalhas e baile no Centro de Convivência do Idoso (CCI).
Mais de 220 idosos participaram do 1º City Tour da Pessoa Idosa, que incluiu visitas à Casa da Memória, Morro da Salete, Cabanha Rosso e Recanto Olivo. A atividade integrou o projeto Paraná Viaja Mais 60 – Fase II, do governo estadual, em parceria com o município, promovendo inclusão, bem-estar e valorização da história local.
Dentro da programação, o CCI recebeu a palestra “Prevenir o Câncer de Mama é um Ato de Amor!”, ministrada pelas enfermeiras Roveny e Gletes, da UBS Centro. O encontro destacou a importância do diagnóstico precoce e da rede de atendimento municipal, que conta com unidades em todos os bairros e apoio da UOPECAN.
No dia 22 de outubro, o CCI se transformou em um verdadeiro cenário dos Anos 60 para um baile nostálgico que encantou os frequentadores. Entre trajes de época e músicas que marcaram gerações, o evento proporcionou momentos de alegria, lembranças e celebração da juventude.
Encerrando as comemorações, iniciou-se o Curso de Preparo de Compotas e Doces Cristalizados, promovido em parceria entre o Município de Medianeira e o SENAC. O curso gratuito, voltado à população idosa, conta com nove encontros teóricos e práticos, incentivando o aprendizado contínuo e a geração de renda pela culinária artesanal.
As ações do Mês da Pessoa Idosa reforçam o compromisso de Medianeira com a qualidade de vida, socialização e valorização da história de quem tanto contribuiu para o desenvolvimento da cidade.
Para saber mais sobre as ações voltadas à terceira idade, acesse o Blog do Lago ou visite o site oficial da Prefeitura de Medianeira.
Mês da Pessoa Idosa, Medianeira, Olimpíada do Idoso, Conselho Municipal da Pessoa Idosa, inclusão social, envelhecimento ativo, terceira idade, city tour idosos, baile anos 60, curso de compotas, SENAC Medianeira, políticas públicas, qualidade de vida, bem-estar da pessoa idosa, Blog do Lago
Com informações da Assessoria – Foto: divulgação
Papel de Homem: Edson & Hudson lançam clipe romântico Edson & Hudson lançam ‘Papel de…
Recentemente, a candidata que foi impedida de concorrer às eleições presidenciais na Venezuela em 2024…
Vaga para Auxiliar de Higienização em Medianeira Oportunidade para Auxiliar de Higienização no Laboratório Central…
Medianeira lança selo comemorativo pelos 74 anos de fundação Medianeira comemora 74 anos de fundação…
Guaíra realiza 3ª Feira da Cidadania e Workshop de Desenho para crianças O Município de…
Idosos de Entre Rios do Oeste participam de viagem ao Thermas Maestro O projeto Viaja…