Mais de 40 idosos participaram nesta segunda-feira (16) de um bate-papo com a psicóloga Rebeca Heloísa Alves da Silva, com o tema “Conscientização ao Combate da Violência Contra a Pessoa Idosa”, como parte das ações do Junho Violeta. O encontro ocorreu em Foz do Iguaçu e teve como objetivo ampliar o conhecimento dos idosos sobre seus direitos, formas de proteção e canais de denúncia.
A atividade foi promovida em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e o Sesc Foz.
Durante o bate-papo, a psicóloga explicou de forma clara os principais tipos de violência que atingem a pessoa idosa: física, psicológica, financeira, sexual, institucional e negligência. A ação também trouxe à tona exemplos de golpes comuns e apresentou estratégias de prevenção, além dos principais canais de ajuda e denúncia, como o Disque 100.
Segundo Graciele Dornelles, coordenadora do Centro de Convivência do Idoso (CCI), “é preciso cada vez mais alertar e sensibilizar a sociedade sobre os tipos de agressões que atingem essa população tão vulnerável”.
Rebeca também conduziu uma dinâmica reflexiva com foco na autoestima e na percepção de si mesmo. O objetivo foi fortalecer a autonomia, a autovalorização e a capacidade de reconhecer situações de desrespeito. “A proposta incentivou os participantes a identificarem sentimentos, limites e atitudes diante de situações de violência, com orientações práticas sobre como agir”, explicou a psicóloga.
O encontro foi marcado por escuta ativa, trocas significativas e acolhimento, reforçando a importância de espaços que promovam o acesso à informação como forma de prevenção.
No dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, estabelecido pela ONU, reforçando a necessidade de mobilização social para combater esse tipo de crime.
Confira os principais canais de denúncia:
Denunciar é um ato de cuidado e cidadania. Respeite e proteja os idosos!
junho violeta foz do iguaçu, violência contra a pessoa idosa, conscientização idosos foz, palestra para idosos, denúncia violência idoso, canais de denúncia idosos, secretaria assistência social foz, direitos da pessoa idosa, psicóloga rebeca heloísa, escuta ativa idosos, prevenção à violência foz, cidadania e terceira idade, dia mundial do idoso, proteção da pessoa idosa, eventos junho violeta
Com informações da Assessoria – Foto: divulgação
Santa Helena: coleta de recicláveis não ocorrerá no feriado O Departamento de Coleta e Reciclagem…
Marechal Cândido Rondon prepara Dia de Finados com celebrações religiosas A prefeitura de Marechal Cândido…
Renegociação de dívidas do Fies 2025 começa neste sábado A renegociação de dívidas do…
São Miguel do Iguaçu celebra 64 anos com shows nacionais gratuitos O Governo Municipal de…
Congresso Técnico do Suíço é adiado para 3 de novembro em Santa Helena O Congresso…
Vaga para Almoxarife em Vila Celeste Santa Helena A Lar Cooperativa abriu uma nova oportunidade…