Um acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Itaipu Binacional, assinado nesta quarta-feira, 12, em Brasília, prevê o desenvolvimento e fortalecimento de um Observatório Nacional de Turismo, no Itaipu Parquetec, além da criação de um Laboratório de Inovação e parcerias público-privadas para estimular pesquisas e novas iniciativas criativas para o setor. O acordo também inclui a definição de programas de apoio e financiamento a startups e empresas de soluções tecnológicas, além da participação em redes nacionais e internacionais de inovação.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, e o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, assinaram o convênio. Para o ministro, a parceria com Itaipu “vai proporcionar que o Brasil tenha, pela primeira vez, em um local consolidado, todas as informações do nosso setor”, permitindo que novos dados sejam construídos e usados para tomadas de decisões estratégicas.
O diretor-geral da Itaipu destacou que, além da geração de energia, a empresa tem o compromisso de impulsionar o desenvolvimento. “O Observatório tem tudo a ver com Itaipu e terá papel estratégico para o Brasil identificar se está indo na direção certa”, afirmou Verri.
A parceria terá abrangência nacional e vigência inicial de três anos, beneficiando destinos turísticos, prefeituras, secretarias de turismo, empresas privadas, instituições financeiras, entidades sem fins lucrativos e comunidades locais.
O diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, destacou que, desde a reestruturação do turismo em Itaipu, a instituição busca não apenas fortalecer o Complexo Turístico Itaipu, mas também gerar emprego e renda para a região.
Ele ressaltou ainda a crescente presença de Foz do Iguaçu no debate nacional sobre turismo, fortalecendo sua importância no cenário brasileiro.
O ministro Celso Sabino elogiou a gestão de Enio Verri à frente da Itaipu e destacou que o apoio ao turismo contribui diretamente para o desenvolvimento do país.
“O turismo é uma das poucas atividades econômicas que pode oferecer ao mundo uma perspectiva de solidariedade, permitindo que pessoas de baixa qualidade de vida tenham acesso a empregos de qualidade e oportunidades para suas famílias”, afirmou Sabino.
Criado em 2003, o Itaipu Parquetec tem como missão expandir o impacto da Itaipu, promovendo desenvolvimento científico, tecnológico e empreendedorismo. Ele se consolidou como um grande ecossistema de inovação, gerando soluções para a sociedade.
O Plano Nacional do Turismo (PNT), válido até 2027, já está aprovado. O ministro destacou que, para sua implementação, é essencial consolidar e democratizar informações.
Sabino revelou que, em 2024, mais de 350 milhões de viagens domésticas foram realizadas no Brasil, com um recorde de 118 milhões de passageiros na aviação civil. Além disso, o país recebeu 6,7 milhões de turistas estrangeiros, apesar dos desafios enfrentados.
Os turistas estrangeiros deixaram no Brasil mais de US$ 7 bilhões em consumo, gerando empregos e movimentando a economia. “Nunca antes se gastou tanto no Brasil, vindo de turistas estrangeiros, quanto nós alcançamos em 2024”, concluiu o ministro.
📌Com informações da Assessoria Itaipu Binacional – Fotos: Roberto Castro/MTur
Mega-Sena 2861: prêmio acumulado de R$ 45 milhões será sorteado neste sábado As seis dezenas…
Previsão para o Nordeste: sábado de sol e alerta para o litoral da Bahia O…
João 6:60-69 – 5 lições da homilia sobre a Eucaristia No evangelho de João 6:60-69,…
Alerta laranja no Centro-Oeste: chuva forte e risco de granizo O Instituto Nacional de Meteorologia…
Resumos de 19 a 24 de maio: Garota do Momento, Dona de Mim e Vale…
Frio e nevoeiro marcam o início do sábado em MG e ES Uma massa de…