A Itaipu Binacional, a Conab e o UNOPS deram início a um importante projeto de modernização das unidades armazenadoras da Conab no Paraná e Mato Grosso do Sul. A reunião entre as três instituições, realizada nesta segunda-feira (13) em Brasília, marcou a autorização oficial para o início das obras na unidade de Ponta Grossa (PR).
Com um investimento de R$ 55 milhões da Itaipu Binacional, o projeto busca ampliar a capacidade de estocagem de alimentos, reduzir perdas e aumentar a eficiência da cadeia de abastecimento. A iniciativa vai beneficiar produtores de todos os portes, fortalecendo a segurança alimentar e a estabilidade de preços no Brasil.
Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, a parceria com a Conab e o UNOPS representa uma contribuição estratégica:
“É importante que tenhamos uma estrutura de armazenagem à altura da nossa produção agrícola, para garantir segurança alimentar à população. Essa é uma contribuição fundamental da Itaipu em investimentos estruturantes no País”, afirmou.
Durante o encontro, foi assinada a autorização para a fase 2 das obras da unidade armazenadora de Ponta Grossa, referente à contratação da empresa responsável pelo projeto executivo de modernização.
Também foi publicada a abertura do edital para os projetos executivos das unidades de Cambé, Rolândia (PR) e Maracaju (MS), que integram o mesmo acordo de cooperação técnica entre Itaipu, Conab e UNOPS.
Para o presidente da Conab, Edegar Pretto, a ampliação da capacidade de armazenamento em Ponta Grossa é um passo decisivo para fortalecer a infraestrutura pública.
“A unidade já opera com 300 mil toneladas e, com a parceria da Itaipu, passará a 420 mil toneladas. É um avanço significativo para a política de estoques públicos e para a segurança alimentar nacional”, destacou Pretto.
O UNOPS, agência das Nações Unidas especializada em infraestrutura, apresentou o cronograma de execução das obras, cuja conclusão está prevista para 2027. A instituição reafirmou o compromisso de aplicar as melhores práticas internacionais para garantir qualidade, eficiência e sustentabilidade.
“Projetos como este mostram o poder da cooperação internacional em fortalecer a infraestrutura pública e gerar benefícios reais à população”, afirmou Fernando Barbieri, representante do UNOPS no Brasil.
O acordo de cooperação entre Itaipu Binacional, Conab e UNOPS foi firmado em março de 2024. Ele prevê a reforma da unidade armazenadora de Ponta Grossa e a elaboração de projetos executivos para Cambé, Rolândia e Maracaju.
O UNOPS atua como parceiro técnico da Conab, oferecendo suporte na elaboração dos projetos e na execução das obras, com foco em sustentabilidade e eficiência na gestão pública.
Confira outras notícias sobre desenvolvimento regional no Blog do Lago.
Saiba mais sobre o papel do Conab no fortalecimento da agricultura brasileira.
itaipu ,conab, unops, modernização armazém paraná, ponta grossa, obras de infraestrutura, segurança alimentar, armazenamento de grãos, investimento itaipu, unops brasil, conab ponta grossa, política agrícola, sustentabilidade, infraestrutura pública, agricultura brasileira, parceria internacional, modernização da conab
Com informações da Assessoria | Foto: divulgação/Conab
A privacidade não é apenas um direito individual, mas um bem coletivo.
Centro-Oeste tem alerta de chuvas intensas, diz Inmet O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu…
Revitalização do Condomínio Morada do Sol garante mais conforto aos idosos O **Condomínio da Terceira…
Com informações do canal Dimensão Mental - Foto: reprodução
Centro de Convivência dos Idosos é reinaugurado em Missal O Centro de Convivência dos Idosos…
Novo reforço no Centro de Acolhimento ao Autista em Santa Terezinha de Itaipu O Centro…