Isenção Enem 2024: Saiba Como Solicitar e Não Perca o Prazo! 📚📝

1713531202 b5093d8b4c22d700c09f79d936318255d6b4d43d4a720e2ddd394fbbc9b7dc27

O período de solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começou nesta segunda-feira (15) e vai até o dia 26 de abril. Os estudantes participantes do programa Pé-de-Meia têm direito à isenção e podem fazer a solicitação no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O mesmo período também vale para justificar a ausência na aplicação do Enem 2023. As informações são do Ministério da Educação (MEC).

Segundo informa o MEC, é necessário que o participante atenda a um dos seguintes requisitos para solicitar a isenção:

    • estar matriculado na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; 
    • ter estudado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; 
    • ser membro de família de baixa renda em situação de vulnerabilidade socioeconômica — com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).   

 

Os pedidos de isenção deverão ser feitos na Página do Participante, no portal do Inep. Para entrar no sistema é necessário inserir os dados de acesso da conta gov.br. Após isso, o candidato deve informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e sua data de nascimento. Os dados pessoais devem estar de acordo com os cadastrados na Receita Federal.

Programa Pé-de-Meia

Francisco Rodrigues, economista especialista em finanças pessoais, explica que o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, que funciona como uma poupança. “Ele vem para ajudar na formação escolar do aluno do ensino médio de baixa renda, que esteja cadastrado no CadÚnico [Cadastro Único]. Ele também tem como objetivo combater a evasão escolar; dado pelo que passamos de uma pandemia de muita e sofrimento, de fato muitos alunos desistiram da escola, de estudar e se desmotivaram”, pontua.

Os estudantes do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas, que participarem dos dois dias de provas do Enem 2024 — e também aqueles que precisarem fazer a reaplicação — serão elegíveis para receber um incentivo financeiro no valor de R$ 200 após a conclusão do ensino médio. Esse valor será depositado na conta-poupança em que o estudante já recebe outros incentivos do programa.

Rodrigues recomenda que os estudantes poupem pelo menos 50% do valor total recebido, para garantir o pagamento parcial ou integral de um curso posterior à escola.

“Ao fazer isso, eu estou criando possibilidades de pagar minha faculdade integral ou parcial, dependendo da modalidade. E eu também poderei fazer um curso tecnólogo com esse dinheiro, um curso EAD a distância. E, também, poderei ter de imediato uma profissão fazendo os cursos técnicos. Então esse dinheiro pode te ajudar não só a concluir o ensino médio com qualidade, mas também ter uma nova profissão”, explica.

Outra recomendação do economista é que os estudantes utilizem o incentivo financeiro para melhorar o desempenho nos estudos, como o investimento em um “bom” computador e uma “boa” conexão com a Internet.

Com informações do Brasil 61 – Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Related Posts

Sanepar orienta para uso racional da água; atenção é maior no Centro e no Oeste

7 ações urgentes para o uso racional da água no Paraná

A Sanepar reforça o alerta para o uso racional da água no Paraná diante da baixa nos níveis dos mananciais superficiais e subterrâneos, especialmente nas regiões Centro e Oeste do…

Leia Mais!
Maio Laranja | 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
.
Hoje, a Prefeitura Municipal apoiou um

5 ações do Maio Laranja em Santa Terezinha de Itaipu<

O Maio Laranja chegou com força em Santa Terezinha de Itaipu, mobilizando a comunidade em ações de conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e…

Leia Mais!
Todos os anos, a campanha Faça Bonito mobiliza a sociedade contra à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. Em alusão ao Dia Naciona

Campanha Faça Bonito: 5 ações contra violência infantil em Santa Terezinha

Campanha Faça Bonito: 5 ações contra violência infantil em Santa Terezinha A campanha Faça Bonito chega com força total em Santa Terezinha de Itaipu, mobilizando a sociedade local contra a…

Leia Mais!
Paraná vai mapear pomares de uva para reforçar prevenção contra deriva de agrotóxicos

Cadastro de propriedades com uvas no Paraná busca evitar deriva de agrotóxicos

Cadastro de propriedades com uvas no Paraná busca evitar deriva de agrotóxicos O Governo do Paraná, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), iniciará o cadastramento de…

Leia Mais!
2ª etapa dos Jogos Paradesportivos reúne 1,2 mil participantes em Foz do Iguaçu

Jogos Paradesportivos do Paraná 2025 reúnem 1.257 participantes em Foz

  A segunda etapa dos Jogos Paradesportivos do Paraná 2025 começou nesta sexta-feira (16) e segue até domingo (18) em Foz do Iguaçu, reunindo 1.257 pessoas entre atletas, comissões técnicas…

Leia Mais!
Após a confirmação de um caso de raiva animal em Porto Mendes (Marechal), alertamos para os cuidados com a doença.

 O que você precisa saber:
 Propri

Raiva animal em Porto Mendes: alerta e vacinação obrigatória

Raiva animal em Porto Mendes: alerta e vacinação obrigatória Foi confirmado um caso de raiva animal na localidade de Porto Mendes, no interior de Marechal Cândido Rondon. Diante do ocorrido,…

Leia Mais!