Gratuidade na Renovação da CNH para Maiores de 60 Anos

Audiência Pública - Ações para combater casos de importunação sexual e violação de privacidade. Dep. Dayany Bittencourt (UNIÃO - CE)

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que estabelece a gratuidade dos exames de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores com mais de 60 anos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Por recomendação da relatora, deputada Dayany Bittencourt (União-CE), o texto aprovado foi o substitutivo da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, também elaborado pela parlamentar, ao Projeto de Lei 4036/20, do ex-deputado Léo Moraes (RO). O texto original previa gratuidade a todas as pessoas com mais de 65 anos nos exames de aptidão física e mental para renovação da CNH.

Dayany entendeu que o benefício deveria ser limitado a condutores inscritos no CadÚnico, de forma que a gratuidade beneficie apenas os que dela necessitam. Além disso, a idade para gozo do benefício foi alterada 60 anos, que é a prevista no Estatuto da Pessoa Idosa (Lei 10.741/03).

A relatora lembrou ainda que o substitutivo incluiu uma fonte de custeio para o benefício. “Determinar que as despesas decorrentes da gratuidade sejam financiadas pelo Fundo Nacional de Segurança de Trânsito (Funset) – que recebe 5% dos valores arrecadados com multas de trânsito – garante que o projeto tenha sustentabilidade financeira sem impactar outros setores do orçamento público”, disse Dayany Bittencourt.

O projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

Próximos passos
A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Além das comissões de Finanças e Tributação e de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a proposta foi aprovada também pela Comissão de Viação e Transportes.

Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Geórgia Moraes

Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Related Posts

Sanepar orienta para uso racional da água; atenção é maior no Centro e no Oeste

7 ações urgentes para o uso racional da água no Paraná

A Sanepar reforça o alerta para o uso racional da água no Paraná diante da baixa nos níveis dos mananciais superficiais e subterrâneos, especialmente nas regiões Centro e Oeste do…

Leia Mais!
Maio Laranja | 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
.
Hoje, a Prefeitura Municipal apoiou um

5 ações do Maio Laranja em Santa Terezinha de Itaipu<

O Maio Laranja chegou com força em Santa Terezinha de Itaipu, mobilizando a comunidade em ações de conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e…

Leia Mais!
Todos os anos, a campanha Faça Bonito mobiliza a sociedade contra à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. Em alusão ao Dia Naciona

Campanha Faça Bonito: 5 ações contra violência infantil em Santa Terezinha

Campanha Faça Bonito: 5 ações contra violência infantil em Santa Terezinha A campanha Faça Bonito chega com força total em Santa Terezinha de Itaipu, mobilizando a sociedade local contra a…

Leia Mais!
Paraná vai mapear pomares de uva para reforçar prevenção contra deriva de agrotóxicos

Cadastro de propriedades com uvas no Paraná busca evitar deriva de agrotóxicos

Cadastro de propriedades com uvas no Paraná busca evitar deriva de agrotóxicos O Governo do Paraná, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), iniciará o cadastramento de…

Leia Mais!
2ª etapa dos Jogos Paradesportivos reúne 1,2 mil participantes em Foz do Iguaçu

Jogos Paradesportivos do Paraná 2025 reúnem 1.257 participantes em Foz

  A segunda etapa dos Jogos Paradesportivos do Paraná 2025 começou nesta sexta-feira (16) e segue até domingo (18) em Foz do Iguaçu, reunindo 1.257 pessoas entre atletas, comissões técnicas…

Leia Mais!
Após a confirmação de um caso de raiva animal em Porto Mendes (Marechal), alertamos para os cuidados com a doença.

 O que você precisa saber:
 Propri

Raiva animal em Porto Mendes: alerta e vacinação obrigatória

Raiva animal em Porto Mendes: alerta e vacinação obrigatória Foi confirmado um caso de raiva animal na localidade de Porto Mendes, no interior de Marechal Cândido Rondon. Diante do ocorrido,…

Leia Mais!