Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
Febre Amarela: vacine-se agora para evitar riscos! 💉🦟

📍 Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves.

📢 A vacina da febre amarela é composta por vírus atenuado, e está indicada a partir de 9 meses até 59 anos na rotina dos serviços de vacinação, podendo ser 1 ou 2 doses conforme idade do vacinado. Pessoas a partir de 60 anos nunca vacinados, precisarão de uma avaliação do seu estado de saúde para verificar a pertinência da vacinação.

⚠️ Essa vacina possui uma validade curta após reconstituída, por este motivo, as unidades seguem um cronograma de abertura do frasco:

📢 SEGUNDA-FEIRA – CSU
📢 TERÇA-FEIRA- IPÊ
📢 QUARTA-FEIRA- CENTRO, CONDÁ, INDEPENDÊNCIA E BELO
📢 QUINTA-FEIRA- ITAIPU, NAZARÉ , BELO II E JARDIM IRENE II

👉 Caso tenha dúvida se sua vacina está em dia, apresente todos os seus cartões de vacina na sua unidade de saúde, que a equipe estará preparada para avaliar.

📍 FEBRE AMARELA: A doença é causada por um vírus transmitido por mosquitos, e possui dois ciclos de transmissão (urbano e silvestre). No ciclo urbano, a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Ae. aegypti) infectados. No ciclo silvestre, os transmissores são mosquitos com hábitos predominantemente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes.

👉 A maior incidência ocorre entre os meses de dezembro a maio, período com maior índice de chuvas, o que aumenta a proliferação dos vetores transmissores da doença.

⚠️ Em janeiro o estado de São Paulo confirmou 9 casos da doença em macacos e um caso em humano, dessa maneira é importante nos mantermos vigilantes aos sintomas e com as vacinas, melhor forma de prevenção, em dia.

📍 VACINA: Por se tratar de uma vacina de vírus vivo atenuado, altamente enfraquecido, a vacina não tem a possibilidade de causar a doença em indivíduos saudáveis; no entanto, em algumas situações de saúde a vacina pode ser contraindicada, por este motivo é de extrema importância, que em toda visita a sala de vacina, as condições de saúde sejam informadas: gestação, doenças, alergias, tratamentos em curso, para que o vacinador possa avaliar a pertinência da vacinação.

 Está em dia com a vacina da Febre Amarela? Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade var

Com informações da Assessoria – Foto: divulgação