Explosão simulada na Itaipu: como foi a evacuação?
▫️Na tarde desta segunda-feira (7), a Defesa Civil e o 9º Grupamento de Bombeiros participaram como observadores do “3º Simulado de Abandono Geral da Itaipu Binacional”. O Coordenador Estadual da Defesa Civil Coronel QOBM Fernando Raimundo Schunig e o Superintendente de Segurança da Hidrelétrica, Coronel Washington Alves da Rosa acompanharam o treinamento.
▫️A atividade simulou a explosão de um transformador na unidade 108, no interior da barragem. Devido ao hipotético sinistro, os bombeiros e Central de Controle decidiram pela evacuação total de área de Itaipu.
▫️O acionamento para a evacuação foi emitido via SMS, quase 400 ramais de telefones e sirenes de emergência que tocaram nos diversos departamentos da usina. Os trabalhadores paraguaios e brasileiros se dirigiram aos 14 pontos de encontro, onde eram recolhidos por ônibus, conforme protocolo pré-estabelecido pela segurança da represa.
▫️Cerca de 1400 pessoas, coordenadas por 143 brigadistas e bombeiros da Itaipu, foram transportadas em 14 ônibus e 7 microônibus para uma área considerada segura, na entrada da Usina.
▫️Ao final do simulado, envolvidos e observadores realizaram uma reunião para o feedback da atividade, levantando pontos a serem melhorados e propondo alternativas para coesão interinstitucional, em caso de emergência na maior geradora de energia renovável do mundo.
@bombeirosparana
@comandantebombeirospr
@coronelvascobm
@itaipubinacional
Com informações da Assessoria – Fotos: divulgação